Mudanças de hábito do consumidor audiovisual, a consolidação dos canais FAST, inteligência artificial e a chegada da TV 3.0 foram alguns dos temas que deram a tônica do SET EXPO 2023.
A Feira e Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, foi realizada de 7 a 10 de agosto em São Paulo, no Expo Center Norte.
O encontro de negócios e atualização profissional que é parte do calendário da indústria audiovisual reuniu ao todo 14 mil visitantes, e mais de 3.000 congressistas e mais de 200 palestrantes.
Já em seu espaço de exposição, quem compareceu ao pavilhão pode ver novidades de mais de 400 marcas. Para Carlos Fini, presidente da SET, o encontro cumpriu sua missão.
“É muito gratificante para a SET ver que, com o SET Expo 2023, estamos mais uma vez participando ativamente do desenvolvimento do setor de Mídia e Entretenimento”, diz.
“Tivemos o privilégio de receber visitantes, congressistas, palestrantes, expositores e autoridades em mais uma edição de grande sucesso”, acrescenta Fini.
O executivo indica que o mercado está se transformando, e o evento proporcioou aos participantes da feira e congresso a oportunidade de também se transformarem e se prepararem para o que vem por aí.
“O SET Expo é, sem dúvida, o evento mais importante da SET, mas mantemos uma série de outros eventos e ações que dão continuidade à disseminação de informações e conhecimentos durante todo o ano”, completa.
Nesta edição, o SET EXPO também recebeu em sua abertura oficial o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que falou sobre o papel do seu ministério no desenvolvimento da área.
Durante o evento, adiantou que a portaria de licenciamento de estações de radiodifusão permitirá a regularização de mais de 2.500 emissoras e mais de 7.000 estações de TV digital, que prestam serviço de radiodifusão.
Durante sua participação, também afirmou que a TV 3.0, cujo padrão deve ser definido até o final do ano que vem, traz enormes possibilidades, como publicidade interativa, comércio eletrônico integrado e conteúdos exclusivos.
O Congresso trouxe painéis separados em trilhas como Negócios, Conectividade, Segurança, Consumo de Mídia e Produção, Rádio, Regulatório e Acadêmico.
Entre os palestrantes convidados, representantes de empresas líderes de mercado, como a Amazon, Globo, Google, SBT, RecordTV, Bandeirantes, Embratel, Intelsat e entidades.
Durante o congresso, também foi divulgado que a TV 3.0 deve ter uma demonstração fim-a-fim no SET Expo 2024 e começar a operar no país em 2025.
Os convidados também discutiram a regulação das políticas públicas setoriais do audiovisual brasileiro, e a introdução de novas tecnologias, a regulamentação de novas plataformas e a inteligência artificial.
FEIRA DE NEGÓCIOS
Pelos corredores do Pavilhão Azul do Expo Center Norte, profissionais entraram em contato com as mais avançadas tecnologias do mercado, especialistas e contatos de nova e longa data.
Mas além da exposição nos estandes, este ano a organizadora do evento também ofereceu o espaço Arena de Conteúdo SET Experience, 100% aberto ao público e instalado em pleno pavilhão.
Quem assistiu às palestras pôde acompanhar temas como:
– “A modernização do CEDOC da TV Cultura”, “Soluções para produções ao vivo”, dicas de empreendedorismo, transmissão em 5G, tecnologia de inteligência artificial para o audiovisual, entre outros.
O SET Expo volta em 2024, de 19 a 22 de agosto em novo espaço. A próxima edição será no Distrito Anhembi.