Os segmentos de produção e distribuição de conteúdo audiovisual são alguns dos mais dinâmicos mercados do mundo. Como se adaptar às mudanças no consumo – e ao que é consumido – é crucial para o sucesso das empresas e profissionais desse campo. Conectado a todo esse movimento, o SET EXPO 2018 reuniu mais de 15 mil visitantes de mais de 37 países no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de agosto. Na área de exposição, os visitantes entraram em contato com mais 200 expositores que são referência, como Sony, Canon, Panasonic, SES, Hitachi, Fujifilm, CIS Group, Eutelsat, Epson, entre outros.
“Os expositores estão satisfeitos com o movimento do evento, que possibilitou a consolidação de diversas oportunidades de negócios, inclusive com alguns fechamentos de importantes pedidos durante o show. Em um momento delicado do ponto de vista político e econômico, o SET EXPO 2018 mostrou a robustez deste mercado, fortalecendo as ações de relacionamento dos fornecedores”, avalia Cláudio Younis, vice-presidente da SET, entidade organizadora do evento.
Entre os visitantes da área de exposição estiveram executivos de diversos segmentos da criação, produção e distribuição de conteúdo audiovisual, incluindo produtoras, emissoras de rádio e TV, programadoras, canais de TV por assinatura, agências de publicidade, órgãos governamentais, universidades, fabricantes, distribuidores e integradores.
Além da tecnologia mostrada de forma prática nos estandes, o Congresso SET EXPO discutiu rumos e desafios que estão à frente dessas empresas, profissionais e pesquisadores. Ao longo de quatro dias de realização, mais de 2 mil pessoas participaram de centenas de palestras e debates no maior fórum de tecnologia do setor audiovisual na América Latina.
Além de nomes do mercado, associações como a norte-americana SMPTE – Sociedade dos Engenheiros de Cinema e Televisão dos Estados Unidos; o Instituto Fraunhofer IIS (Alemanha) e centros brasileiros de pesquisa discutiram temas como a produção remota por IP, a popularização de dispositivos de realidade virtual (VR), conteúdos multiplataforma, e como atender a uma audiência cada vez mais exigente – e fragmentada. “Entre os temas mais concorridos estiveram o futuro da TV, Indústria 4.0, inteligência artificial e plataformas cognitivas, serviços em nuvem, empreendedorismo e inovação, e como a internet das coisas (IoT) pode melhorar a experiência humana”, resume Younis.
Companhias como Globo, Record, SBT, Jovem Pan, Sky, Claro, TIM, Embratel, NHK, Mirum, DPZ, Nokia, Samsung, LG, Google, IBM e Accenture também participaram das discussões e exposições de ideias. Em uma das salas mais cheias do evento, o jornalista Roberto Cabrini, por exemplo, fez um apanhado das grandes transformações pelas quais passou sua atividade. Já o diretor da Verizon para América Latina, Jossi Fresco, foi categórico em seu painel: “o conteúdo pode ser rei, mas a qualidade é rainha”. Órgãos governamentais, como a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também prestigiaram o encontro e sua programação.
A próxima edição do SET EXPO acontece em 2019, de 26 a 29 de agosto, em São Paulo