Tradicionalmente o mês de setembro é quando acontecem as principais feiras de moda da Europa. De acordo com a publicação francesa “Modem”, 32 eventos acontecem durante o mês.
Coterie Nova York, CPM Moscou e Première Vision Paris seriam apenas alguns dos eventos que aconteceriam nas últimas semanas, mas a maioria foi cancelada ou reposicionada em formato digital em virtude da pandemia.
O momento será interessante para as marcas mensurarem se, sem as feiras, manterão os mesmos resultados do que em anos com eventos. Não é de hoje que, na Europa, as grandes marcas enxergam nestas feiras uma oportunidade de alcançar clientes e parceiros, mas não necessariamente receber pedidos.
Mas Covid-19 não é a única razão pela qual as feiras de negócios estão enfrentando um declínio nesta temporada. Pesquisa do BoF e do relatório State of Fashion 2020, da McKinsey, aponta que 55% dos varejistas e marcas enxergam as feiras de negócios como tendo pouca ou nenhuma relevância para garantir pedidos.
Expor e vender no salão de feiras exige um grande investimento, e com o surgimento de modelos diretos ao consumidor e plataformas digitais dinâmicas, as feiras de negócios não são mais o único canal para encontrar novas marcas e comprar coleções.
Além disso, desfiles de moda menores, com curadoria rigorosa e acontecendo em mais locais podem ser mais atraentes para marcas e compradores, em comparação com o vasto oceano de marcas em feiras gigantescas, que muitas vezes não são inspiradoras.
A Première Vision acredita na importância das reuniões ao vivo e na energia criativa delas resultante, e aponta que seu programa digital foi criado para preencher essa lacuna momentaneamente. A feira têxtil líder de Paris, foi cancelada no último minuto quando a França proibiu reuniões públicas de mais de 5.000 pessoas até o final de outubro.
A MICAM Milão, evento de calçados e acessórios, será uma das poucas que acontecerá presencialmente. A feira ocupará o centro de exposições da Fiera Milano. Que implementarão verificações da temperatura corporal em todos os pontos de acesso.
Os corredores serão ampliados para garantir o distanciamento pessoal. Estações de higienização serão colocadas durante a exposição e cada marca deve garantir que nenhum produto seja manuseado antes da higienização.