Depois de quase seis meses de paralisação por conta do novo coronavírus, grandes feiras comerciais presenciais foram realizadas novamente em setembro na Alemanha.
Ao todo, doze eventos decorreram sem problemas e com grande sucesso. Estas incluíram feiras abertas ao público, com cobertura internacional e regional, bem como feiras de visitantes comerciais com áreas de influência regionais a nacionais e participação internacional.
Cerca de 180.000 visitantes compareceram a estas doze feiras de negócios no primeiro mês após o reinício.
Estas feiras não atingiram o número de expositores e visitantes dos eventos anteriores – como já era esperado.
De acordo com a AUMA (Associação da Indústria Alemã de Exposições), isso aconteceu devido à limitação do número de visitantes por conta das regulamentações vigentes, das restrições de viagens e da situação econômica severamente deteriorada.
No entanto, muitos expositores e visitantes ficaram satisfeitos com os resultados e relataram alguns negócios e contatos surpreendentemente bons.
“São sinais encorajadores para as demais feiras previstas para este ano. Muitos expositores e visitantes aguardam o reinício para retomar os negócios. O caminho para o normal é longo ainda”, aponta Jörn Holtmeier, diretor geral da AUMA.
Todos os expositores e visitantes aceitaram as regras de higiene e distância prescritas. Confirmou-se que a situação de uma feira é comparável a muitas situações do quotidiano, como a de um centro comercial, cujo interior reflete a estrutura básica de um recinto de feiras.