Setores avícola e suinícola projetam quase US$ 900 milhões após SIAL Paris 2022

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A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) está satisfeita com a participação e resultados gerados para seus associados durante a SIAL Paris 2022.

Durante cinco dias aconteceram encontros de negócios, degustações, promoção de imagem setorial e prospecções de novas exportações.

A participação foi organizada pela ABPA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A ação setorial realizada durante uma das maiores feiras de alimentos do mundo gerou centenas de milhões de dólares em negócios para o setor e o país, a partir das ações estratégicas respaldadas pelas marcas internacionais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.

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Apenas durante os dias do evento, as 23 agroindústrias integradas ao espaço exclusivo da ABPA&ApexBrasil na SIAL fecharam US$ 182 milhões em negócios, segundo levantamentos feitos junto aos exportadores. 

Os negócios projetados para os próximos 12 meses são ainda mais expressivos, devendo alcançar US$ 833 milhões, de acordo com as empresas participantes.

Mais de 3.500 importadores e potenciais clientes visitaram o espaço nos cinco dias de evento – 1.300 deles, são novos contatos.

A participação da avicultura e da suinocultura do Brasil na SIAL Paris não se resumiu a negócios. Na área gastronômica, milhares de pratos à base de carne de carne avícola brasileira foram servidos.

O espaço, comandado pelo chef Marcelo Bortolon, promoveu o serviço de pratos tradicionais na culinária brasileira (original e adaptada) como frango assado com polenta, estrogonofe de frango, schnitzel de frango, risotos e cortes de frango ao creme de queijos.

Ao mesmo tempo, materiais promocionais com informações sobre associados e a cadeia produtiva foram distribuídos na ação, detalhando questões como fatores de qualidade dos produtos, dados da cadeia produtiva, status sanitário brasileiro e o perfil sustentável da produção.

Os materiais foram entregues para os visitantes do espaço, stakeholders e outros contatos relevantes para o setor brasileiro. A ABPA recebeu também diversas autoridades nacionais e internacionais ao longo dos 5 dias de feira.

A ação contou ainda com a participação do setor no SIAL Talks – espaço de debates em meio à SIAL Paris. Sustentabilidade e o papel dos produtores de proteína animal do Brasil foi o tema da apresentação feita pelo presidente da ABPA, Ricardo Santin.

O executivo destacou o desenvolvimento tecnológico e os fatores competitivos naturais que fazem do Brasil um porto seguro para o fornecimento global de proteína animal.

Com Santin, participaram do SIAL Talks a diretora técnica da ABIEC, Cínthia Torres e George Candon, consultor de PR na Europa da ApexBrasil.

Outro destaque da ação da ABPA & ApexBrasil foi o lançamento do livro “Halal Poultry – From Brazil to the World”.

A obra, assinada pelo fotógrafo Manoel Petry, conta em imagens, fatos e dados a representatividade e parte da história da produção e exportação brasileira de carne de frango halal.

A obra é resultado de uma parceria entre a ABPA e a ApexBrasil, juntamente com as certificadoras CDIAL Halal e FAMBRAS HALAL, bem como com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Em suas quase 100 páginas, o livro mostra imagens sobre o cuidado e o respeito aos preceitos islâmicos aplicados pelas empresas exportadoras brasileiras ao longo de quase cinco décadas de exportações.

Atualmente o Brasil é o maior exportador de carne de frango halal do planeta – com embarque anual próximo a 2 milhões de toneladas de produtos.

“A ação na capital francesa superou as nossas expectativas. Promovemos ações em diversas linhas estratégicas e, como fruto, alcançamos resultados excepcionais em exportações para o País”, comemora Santin.

“Os números financeiros confirmam o resultado da ação, fortalecendo o Brasil como porto seguro para o fornecimento de proteínas para o mundo”, completa presidente da ABPA.

PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA

A participação brasileira teve 128 empresas apoiadas pela ApexBrasil, 19 das quais estiveram presentes no pavilhão brasileiro liderado pela parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e 23 no pavilhão liderado pela parceria com a ABPA.

O Brasil fechou sua participação com um recorde que superou a melhor participação do país no evento, em 2018: foram US$ 2,37 bilhões em negócios, dos quais US$ 327 milhões imediatos e o restante em negociações alinhavadas no evento.

O resultado ainda pode aumentar, visto que 10 empresas participantes ainda não entregaram seus balanços.

As 86 empresas com apoio direto da ApexBrasil fizeram 6334 reuniões, 4109 delas com clientes inéditos. No pavilhão coordenado pela ABIEC, foram 2303 reuniões, 918 com novos contatos. E no Pavilhão coordenado pela ABPA, 3500 contatos, 1300 deles, novos.