Seu evento não merece ser uma cilada!

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POR DANIEL DEL RIO

O COVID-19 nos deixou por um bom tempo em casa, e de uns tempos pra cá, a rotina está voltando. Há empresas que continuam com o sistema homeoffice, porém, agora de forma híbrida, dando liberdade aos funcionários de irem à empresa em dias alinhados de comum acordo.

Indo um pouco além, pode-se dizer que 2023 é o ano dos festivais, já que no calendário temos: Lollapalooza, MITA, The Town, João Rock, Tomorrowland, entre outros. Não apenas os shows, mas também o setor de eventos sociais e corporativos está voltando a todo vapor.

Dados levantados pela Abrafesta, junto com a plataforma de site para casamentos Casar.com, mostram que, em 2023, a projeção econômica deste mercado girará em torno de R$ 28 bilhões.

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Porém, nem tudo são flores e por trás do evento perfeito, pode haver muita dor de cabeça e frustração. Afinal, é possível evitar ciladas nos eventos?

Para responder essas e algumas outras perguntas, fui entrevistado para o videocast do InfoMoney no episódio “Tá Seguro”.  A edição já está disponível no YouTube (clique aqui para assistir na íntegra).

O episódio conta a história da Karla Rossetto, que passou do sonho de realizar sua cerimônia e festa de casamento, para o pesadelo de como o Grande Dia ia acontecer dado o comunicado de falência do local onde ela tinha escolhido casar: o Buffet Colonial.

Confira 4 dicas essenciais que merecem sua atenção antes de contratar algum fornecedor para seu evento:

  • Procure pessoas que já fizeram eventos no local desejado, para entender como foi a experiência;
  • Verifique a reputação do espaço em sites como o Google “Meu Negócio” e o “Reclame Aqui”;
  • Faça uma avaliação dos fornecedores em pontos como: status do CNPJ, se possuem cheques sem fundos emitidos, se o nome da empresa ou dos sócios está no SPC Serasa, se existem processos em andamentos, além de débitos fiscais e trabalhistas;
  • Por fim, é importante fazer uma avaliação do contrato de prestação dos serviços.

Os pontos mencionados acima são apenas uma “pontinha do iceberg” que devem ser observados para que você não caia em uma cilada.

 No entanto, sabe-se que erros podem acontecer. Por isso, é importante que os clientes tenham um entendimento do que está sendo assinado, antes mesmo de fazê-lo, e que a empresa a ser contratada tenha um departamento ou consultor jurídico para auxiliá-los nestas demandas.

*Daniel Del Rio é advogado especialista na área de eventos sociais