Os preparativos para a SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado – que vai ocorrer de 13 a 15 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS), já começaram.
A feira, que não pode ser realizada no ano passado em virtude das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, este ano vai estar em sua perfeita performance,
Mais que isso, estará pronta para receber os profissionais do calçado sejam eles oriundos da indústria, do varejo ou dos serviços.
O evento é a grande vitrine das coleções primavera/verão, a mais volumosa do ano, representando 70% de toda a produção nacional.
“O SICC é uma tradição de mais de duas décadas no cenário nacional”, ressalta Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC.
“É a principal feira que abastece as fábricas com pedidos para o segundo semestre do ano, fazendo girar toda a cadeia produtiva, gerando empregos diretos e indiretos”, completa.
A projeção para esta 31° edição do SICC é de que será o palco de fechamento de excelentes negócios, unindo compradores nacionais e estrangeiros, que oferecem um diferencial de vendas para o expositor.
“Somos a única feira no país que traz compradores de todos os estados brasileiros e de todos os continentes, especialmente profissionais dos nossos vizinhos da América Latina, que pelo clima semelhante ao nosso consomem praticamente os mesmos produtos que nós brasileiros, sem necessidades de novos designs ou coleções exclusivas”, diz Roberta Pletsch.
Segundo os expositores do SICC, a presença de importadores qualifica a feira e possibilita um incremento substancial nas vendas.
Há um consenso do expositor que participa do Grupo de Importadores de que o industrial brasileiro chega a comprometer cerca de 20 a 30% de suas vendas na feira para o mercado externo.
“Isto porque trouxemos sempre mais de uma centena de importadores com subsídios de passagens e hospedagens e praticamente o mesmo número de compradores como convidados tradicionais que se deslocam por conta própria”, sublinha Roberta.
TURISMO É UMA ATRAÇÃO ESPECIAL
Desde a sua criação, a Merkator Feiras e Eventos teve um grande diferencial que foi a sua filosofia em unir turismo e negócios seguindo uma tendência mundial.
Imediatamente escolheu a cidade de Gramado (RS) como sua grande parceira. E hoje seus dois eventos do setor calçadista são realizados no município, com grande receptividade dos lojistas e importadores que vêm aos eventos.
“Para nossa empresa este pilar de turismo e negócios é fundamental, pois oferece ao nosso público oportunidades que vão além dos negócios”, celebra Roberta.
“Ele consegue durante o período do evento desfrutar de uma cidade impar com várias opções de gastronomia e entretenimento, além do conforto de passear por uma cidade limpa e segura”, completa.
A plataforma de turismo Trip Advisor agraciou Gramado como o segundo melhor destino na América do Sul, ficando à frente de Cartagena, Lima e Santiago.
“Nossa cidade de 40 mil habitantes, com duas horas de distância do seu principal aeroporto, é inquestionável. É um local privilegiado para o turismo de negócios”, diz Ricardo Bertolucci, Secretário de Turismo de Gramado.
“Nossa população mantem Gramado limpa, organizada e segura. Pronta para sempre receber nossos visitantes”, finaliza o prefeito da cidade, Nelson Tissot.
Crédito da imagem: Dinarci Borges