Cerca de 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil, 95 palestrantes de dez países.
Os números da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, que terminou nesta sexta (25) no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), impressionam e consolidam a capital paranaense no panorama global de cidades inteligentes.
A análise é de Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, que chancela o evento pelo globo. “É uma satisfação poder voltar a Curitiba com um evento presencial, marcando o início da agenda anual do Smart City Expo pelo mundo”, afirmou.
“A pandemia nos mostrou que não há nada como eventos presenciais na geração de negócios, acordos e investimentos. E os eventos agora estão se mostrando mais exitosos, com as pessoas ansiosas para se reencontrarem pessoalmente”, completou.
Ainda de acordo com Zapatero, Curitiba seguirá sendo a casa da edição brasileira. “Já recebemos muitas propostas de cidades brasileiras, mas seguiremos em Curitiba”, acrescentou.
O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil, sediado em Curitiba.
Prefeitos e representantes de 200 cidades estiveram no Smart City Expo Curitiba, que também foi sede do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes (FP Smart Cities).
Outro lançamento feito no evento foi a nova marca da Copel Telecom, agora Ligga Telecom, que vai operar os serviços de 5G no Paraná, em São Paulo e na Região Norte.
A ABDI também ooficializou com o prefeito Rafael Greca o projeto piloto do programa Conecta 5G, com a entrega simbólica da luminária inteligente com antena de 5G integrada, que será testada pioneiramente na cidade ainda neste ano.
Até o fim deste ano, ainda serão realizadas edições da Smart City Expo em Doha, no Qatar; em Mérida (México) no mês de junho; em setembro Miami (EUA), pela primeira vez; em outubro será a segunda edição em Xangai (China); em novembro a agenda se fecha com o World Congress em Barcelona (Espanha).
Com entrada gratuita e arrecadação de alimentos para entidades beneficentes, a área de exposição reuniu 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta.