Anúncio

Em um espasmo de curiosidade e busca por respostas para nosso universo atual cheio de ansiedades, picos depressivos e cárceres do inimigo invisível – acho o máximo esse inimigo invisível – passei um dia brincando de pesquisador. Encontrei diversos estudos sobre Teoria do Caos, Efeito Borboleta, Equilíbrio de Nash e Determinismo. Esse último reforçou as minhas teorias e compreensões que tenho sobre o mundo e os acontecimentos em nossas vidas.

“O determinismo é uma corrente teórica que afirma que há um conjunto de condições que determinam as ações dos sujeitos no mundo.” Ctrl C + Ctrl V do Brasil Escola.

Determinismo, de maneira prática, é a justificativa dos acontecimentos com base nas relações de causa e efeito. Tem-se como exemplo a composição astrológica do horóscopo, em que a posição dos astros no nascimento determina os traços de personalidade de um indivíduo. Enfim, segundo o determinismo, existe um carma em nossa vida e tudo o que tem acontecido, deveria acontecer, pela conexão dos astros, porque Deus quis ou o simples bater de asas de um morcego.

Toda essa busca astrológica, religiosa, genética, social ou geográfica para justificar os acontecimentos servem apenas para tentarmos compreender os motivos pelas quais as coisas acontecem. A espera do bilhete premiado não pode ser nosso melhor caminho. Acredito piamente de que somos os verdadeiros responsáveis por construir nosso verdadeiro prêmio. O grande ponto é, o quanto estamos dispostos a isso?

Um próximo dia vai existir e não vai ser porque queremos que ele exista, mas porque faz parte do processo natural de nossas vidas. Nosso papel é estarmos lá, dentro dele e inteiro para ele. Prontos para todos os desafios e convictos de que temos todas as competências necessárias para seguir em frente, recuar, desistir ou optar por outro caminho. Trata-se apenas de nossas escolhas e disponibilidade, não forças sobrenaturais.

Anúncio

Não amanhece porque o galo canta. O galo canta porque amanhece.

A sorte, o acaso, o destino ou o que quer que seja talvez exista, mas é preciso trabalhar muito para que elas aconteçam. A única coisa que pode determinar nosso futuro são as ações que tomamos hoje regidas mais por um código moral que habita em nós, do que por um irrefutável trecho de uma edição limitada do livro de nossas vidas. Não estava escrito em lugar algum nada do que estamos vivendo!

Nosso momento atual de reclusão não foi uma atualização do software já programado há 2 mil anos atrás. Aconteceu, simplesmente porque aconteceu e agora vamos ter que lidar com cada peculiaridade de nosso isolamento social e econômico. Dia após dia amanheceremos de máscara, munidos de álcool gel e com mais medo de uma tosse mal dada, do que um homem armado.

Não carrego comigo grandes glórias e conquistas, mas as poucas que tenho são minhas e não admito dividir isso com o posicionamento dos astros.

Pelo bem ou pelo mal, acreditando ou não, melhor não brincar com tudo isso. Melhor dar uma olhada no horóscopo de Libra do dia.

Criatividade, determinação e boa lábia são as promessas dos astros para o seu signo e essas qualidades que estarão à sua disposição podem ajudar você a aumentar seus ganhos no trabalho. Eu ouvi um amém? A Lua dá um rolê em sua Casa da Fortuna, fica de buenas com Marte e reforça seu espírito de luta, dando determinação e vontade para vencer qualquer desafio nas finanças e no serviço. Nas finanças, você pode receber uma grana inesperada ou uma bonificação por algo que fez. É pra glorificar de pé, hein?

Palpite: 74, 29 e 83. Cor do dia: branco.

 

Curtiu o conteúdo? Quer saber quando saem os próximos? Me segue ou envie um e-mail – ig: @rmattos.s | e: [email protected]

Photo by Robert Anasch on Unsplash