Nesta semana os realizadores do South Summit Brazil apresentaram para o mercado e imprensa como estão os preparativos para a terceira edição nacional do evento.
Durante o lançamento, foram anunciadas novidades e outros detalhes do evento de 2024, que será maior que os anteriores.
Como correalizador, o governo do Estado tem se comprometido com a tarefa de impulsionar a inovação e promover o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul.
O South Summit Brazil 2024 (SSB 2024) será realizado entre os dias 20 e 22 de março, com foco renovado em inovação, tecnologia e empreendedorismo.
Originalmente criado na Espanha, o South Summit já conta duas edições consecutivas em solo gaúcho (2022 e 2023).
Somente no último ano, o SSB recebeu 22 mil visitantes, mais de sete mil empresas e três mil startups participantes, além de 600 investidores, incluindo 30 fundos internacionais.
O governador Eduardo Leite ressaltou que os resultados das edições precedentes impressionaram, ajudando a consolidar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação.
“A realização da terceira edição do South Summit nos motiva muito porque está perfeitamente conectado à nossa estratégia de posicionar o Estado, nacionalmente e internacionalmente, como um Estado de inovação e vocacionado para novas tecnologias”, disse.
Os números ressaltam a importância do evento como uma plataforma para promover a inovação, fomentar o empreendedorismo e atrais mais investimentos para o Estado.
O SSB se tornou referência para empresas que buscam oportunidades de crescimento e de colaboração no cenário global de tecnologia e inovação.
O presidente do SSB, José Renato Hopf, agradeceu a colaboração das entidades envolvidas na produção do evento e que possibilitaram a existência dele.
Para ele, o SSB só foi possível pois as pessoas se dedicaram de coração para construir uma experiência como a que é oferecida.
A fundadora do South Summit, Maria Benjumea, enviou um vídeo de agradecimento ao governo do Rio Grande do Sul e a outras entidades que colaboraram para que o evento fosse iniciado no Brasil.
NOVIDADES
Em um esforço para elevar ainda mais o patamar do SSB, a edição 2024 vai ter mudanças que vão transformar a experiência dos participantes.
Entre as novidades apresentadas está a ampliação da área construída e útil com a integração de mais um armazém do Cais Mauá ao espaço do evento, que chegará a 38 mil m².
A expansão vai proporcionar mais locais para exposições, palestras e interações. O conforto dos participantes também é foco dos organizadores.
Por isso, serão ampliadas as quantidades de áreas cobertas e de assentos nos painéis e nas exposições realizadas durante o evento.
Outro ponto de destaque será o novo layout físico, que vai proporcionar uma circulação mais fluída e agradável.
O SSB 2024 também vai introduzir Meet Ups Regionais, a fim de gerar oportunidades para que os participantes se conectem com outros profissionais e empreendedores dentro de suas áreas geográficas.
Os encontros também devem impulsionar a colaboração e a troca de conhecimentos entre diversas regiões. Outra novidade anunciada foi a inclusão de três novas trilhas de conteúdo.
Os palcos receberão temas como inteligência artificial e dados, no Intelligent & Complex Systems; digitalização do esporte, com a track Sportstech; e discussões sobre transição energética e infraestruturas sustentáveis, no Climatetech.
O evento também vai contar com debates sobre Healthtech, Sustainability & ESG, Innovation & Ecosystem, Agritech & Foodtech, Humanity, Industry 5.0 e Fintech.
Um incremento significativo na participação de delegações estrangeiras deve ocorrer na edição do próximo ano.
A ação tem sido desenvolvida por meio de uma colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, proporcionando um fortalecimento nos laços comerciais e de inovação internacionais.