A quarta edição do South Summit Brazil chegou ao fim nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre, com uma clara sensação de missão cumprida: promover conexões de alto impacto entre startups, investidores e grandes corporações do Brasil e do mundo.
Os números revelados durante a cerimônia de encerramento no Cais Mauá mostram o crescimento expressivo do evento em relação a edição anterior e confirmam seu avanço dentro do ecossistema global de inovação.
Ao longo de três dias, o South Summit Brazil 2025 recebeu 23 mil visitantes de 62 países, sendo 45% de fora do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes 900 investidores, 140 fundos de investimento, somando US$ 215 bilhões em ativos sob gestão. O evento também reuniu mais de 3 mil startups e contou com 800 palestrantes em sua programação.
Na cerimônia de encerramento, o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, emocionou a plateia ao relembrar as dificuldades enfrentadas após a enchente que atingiu o local do evento:
“Esse lugar ficou 2,5 metros debaixo d’água. Não era só uma estrutura que precisava ser reconstruída, mas sim uma sociedade inteira”, disse.
“A escolha do tema da resiliência não foi à toa: esse é o South Summit da superação. Trabalhamos com o coração, com propósito e com impacto social real”, completou.
O encerramento também contou com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e de María Benjumea, que iniciou o South Summit em Madrid, em 2012.
“Vivemos três dias absolutamente mágicos. Recebemos as melhores pessoas e os melhores negócios. Foi maravilhoso sentir que somos capazes de superar qualquer adversidade”, acrescentou a fundadora do South Summit.
STARTUP COMPETITION BATE RECORDE E PREMIA CINCO VENCEDORAS
Um dos momentos mais esperados da programação, a Startup Competition de 2025 contou com mais de 2 mil startups inscritas, de 79 países.
Após um rigoroso processo seletivo e apresentações durante o evento, cinco startups foram premiadas:
Vencedoras por categoria:
- Destaque Global: Atacama Biomaterials (Santiago, Chile)
Desenvolve biomateriais com emissão zero de carbono, substituindo plásticos de uso único por soluções sustentáveis e tecnológicas. - Mais Sustentável: umgrauemeio (Jundiaí, SP)
Climatech criadora da plataforma Pantera, que integra prevenção, detecção e resposta a incêndios florestais, com forte base em dados. - Mais Escalável: Jusfy (Santa Maria, RS)
SaaS jurídico que centraliza ferramentas essenciais para advogados, automatizando rotinas e reduzindo custos. - Mais Disruptiva: Nanogrow Biotechs (Montevidéu, Uruguai)
Desenvolve terapias biológicas com nanoanticorpos derivados de lhamas, buscando acessibilidade e eficácia no tratamento de doenças. - Melhor Time: ALTAVE (São José dos Campos, SP)
Referência em videomonitoramento inteligente com IA e visão computacional para segurança, logística e infraestrutura crítica.
Crédito da imagem: Guilherme Leporace