A SP–Arte – mais importante feira de arte e design da América Latina – celebra o aquecimento do mercado de arte e design em sua 19ª edição, entre os dias 29 de março e 02 de abril.
O evento será no Pavilhão da Bienal e contará com mais de 160 expositores, entre galerias de arte nacionais e internacionais, estúdios de design, editoras, instituições culturais e espaços autônomos.
Em 2023 a feira estreia um novo setor, curado nesta edição por Carollina Lauriano, chamado Showcase.
Inspirado nos kabinetts, ou gabinetes, o novo setor é uma espécie de exposição que irá se espalhar por treze estandes presentes na feira.
Dentro destes espaços, o visitante vai se deparar com uma parede extra ou uma sala, por exemplo, apresentando obras dos artistas selecionados por Lauriano e reunidos sob uma mesma temática.
A linha curatorial, intitulada Recuperar paraísos: não precisar do fim para chegar, é baseada nas reflexões do pensador martinicano Malcom Ferdinand e busca questionar a cisão entre os movimentos sociais antirracistas e as discussões ambientais e ecológicas – um falso antagonismo herdado pelo colonialismo – e traz à tona possíveis transformações diante de um mundo em colapso.
“Embora estejamos presenciando mudanças significativas nos últimos dez anos nas discussões identitárias no campo das artes, é preciso evidenciar que já havia uma história em curso, até para entendermos os caminhos trilhados até aqui”, afirma Lauriano.
O objetivo principal da mostra é ressaltar determinadas narrativas não somente como discussão identitária, mas como a criação de novas perspectivas de existência no mundo”, completa.
Participam do Showcase:
– Aline Bispo (Luis Maluf), Aislan Pankararu (Galatea), Claudia Andujar (Vermelho), Emanoel Araújo (Simões de Assis), Frederico Filippi (Athena), Jaime Lauriano (Nara Roesler);
– Laryssa Machada (Asfalto), Maré de Matos (Galeria Lume), Panmela Castro (Luisa Strina), Rebeca Carapiá (Leme), Rosana Paulino (Mendes Wood DM);
– Rubem Valentim (Almeida & Dale) e Úyra (C.Galeria).