Após três décadas de trabalho, a Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) completa o primeiro ano de um novo ciclo.
A ideia de criar um Convention Bureau começou em uma reunião no Hotel Ca D’Oro e, em 11 de novembro de 1983, a Fundação 25 de Janeiro – SPCVB (entidade estadual, sem fins lucrativos) foi instituída oficialmente em ata registrada em cartório, por um grupo de executivos, empresários e representantes de entidades, no Salão Bandeirantes do antigo Hotel Hilton, então instalado na Avenida Ipiranga, tornando-se o primeiro CVB do Brasil.
Hoje, a entidade conta com uma equipe de 35 profissionais e congrega mais de 700 associados-mantenedores, 80 cidades e estâncias turísticas, representando 65 segmentos da cadeia produtiva de viagens, turismo e eventos paulista.
Desde o início, realizou extenso repertório de atividades visando sempre, conforme seu estatuto, a ampliação do número de visitantes através da captação de eventos e o aumento de sua estadia por meio da promoção e de programas de capacitação e, 31 anos depois, o trabalho se mantém com a mesma energia e entusiasmo que recordamos com os primeiros colaboradores.
O desafio agora é acompanhar as tendências em eventos, comunicação, tecnologia, capacitação, políticas de viagens, comércio, serviços, meios de hospedagem, gastronomia, formação de opinião e mais.
Muito já foi construído em 31 anos de história, deixando marcas do trabalho do SPCVB em São Paulo.
Por exemplo, com a entidade recém-criada, foi realizado em 1986 o “São Paulo Halley Festival”; em 1997, um intenso de mobilização para a abertura do comércio aos domingos; e, com a mesma intensidade, foi à luta para trazer de volta ao pódio de Interlagos a Fórmula 1 que, hoje, está garantida até 2020.
Em 1993, lançou a campanha “São Paulo, onde tudo de bom acontece”; em 2003, “São Paulo – Tudo acontecendo Agora”; e, por fim, em 2005, “São Paulo é Tudo de Bom”.
Na ocasião dos 30 anos do SPCVB, toda a história da Fundação 25 de Janeiro foi recordada e comemorada com um livro revisado constantemente no site (www.visitesaopaulo.com/livros.asp).
Agora, no ano um de um novo ciclo, olhamos para o presente e futuro.
Aos 31 anos, vemos resultados importantes e um futuro promissor para os associados e parceiros.
Nos últimos anos, a entidade foi reconhecida pela sua contribuição na cidade pela Câmara Municipal de São Paulo e pelo seu envolvimento com as cidades e estâncias turísticas no Estado pela Assembleia Legislativa de São Paulo;
Os Cafés de Relacionamento estão crescendo a cada edição, oferecendo ao associados oportunidades incríveis de networking e novos negócios;
O lançamento da publicação EMDIACOM, com conteúdo de qualidade para todo o trade turístico, com a primeira edição sobre o Mercado de Viagens Corporativas. Ainda esse ano será lançada uma nova edição sobre o Mercado de Eventos Associativos;
Marcamos a presença na Assembleia Geral do Wordskills que, no próximo ano, acontece em São Paulo; nos Congressos da ICCA, nas principais feiras de turismo internacional e nacional;
Com a prospecção e muito trabalho de quase uma década, teremos em 2015, a Convenção Internacional do Rotary, evento captado que deve atrair cerca de 40 mil visitantes;
A Academia Visite São Paulo, com treinamentos, cursos, palestras e workshops, somente este ano, capacitou e treinou cerca de 1800 profissionais, entre eles, os responsáveis por bem receber os visitantes logo na sua chegada, como os manobristas e agentes de trânsito. E há também o BenefícioSP, que proporciona dicas e ofertas em diversos estabelecimentos culturais, de lazer e diversão para todos.
Enfim, este ano foi muito intenso e de novas experiências para a cidade. São Paulo, tão experiente em receber visitantes de negócios, acolheu milhares de pessoas em busca de diversão, durante a Copa do Mundo de Futebol, dando um verdadeiro show de bola em hospitalidade!
Isso, sem contar os inúmeros eventos apoiados, promovidos e captados pelas equipes de eventos nacional e internacional que fazem pulsar toda a cadeia produtiva do turismo; e o grande investimento em infraestrutura que vemos em inaugurações e reformas de centros de convenções e espaços para eventos.
Mas ainda há muito por fazer e toda a equipe de profissionais do SPCVB, amparada pelos poderes constituídos da entidade – Conselho Curador, Conselho de Administração e a contribuição do Conselho Consultivo – está pronta para novos desafios.
Afinal, é apenas o início de um novo ciclo!
Um ciclo de muitos que ainda estão por vir!
Toni Sando, Presidente Executivo.