Faltando pouco para o fim de 2015, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) colhe os frutos do planejamento estruturado para o ano. As cinco áreas da entidade, Eventos Nacional, Eventos Internacional, Relacionamento, Marketing e Administrativo Financeiro recentemente apresentaram os resultados do trabalho realizado nos três primeiros trimestres.
A área de Eventos Internacional concentra seus esforços em diversas frentes para captação, promoção e apoio a eventos. A equipe participou no mês de março do Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal), realizado em Florianópolis; e da World Travel Market (WTM) Latin America, em abril; também marcou presença no Fórum HRG; no IV Workshop Brasil Sensacional em Lima, em agosto; e no Congresso Latino-americano da ICCA & 9th Client/Supplier Business Workshop, em setembro.
Ainda como parte do trabalho de prospecção de novos eventos internacionais para São Paulo, a equipe se mantém em contato contínuo com associações internacionais e internacionais com sede no Brasil, focadas na detecção de eventos com perfil ICCA. A área marcou presença no IMEX Las Vegas, em outubro, e está prevista a participação no Congresso Mundial da International Congress and Convention Association (ICCA), no mês de novembro em Buenos Aires.
Até o momento são 45 eventos apoiados, 12 promovidos, 8 captados e 50 em prospecção. Aos associados da entidade, foram enviados 1034 oportunidades de negócios.
Com um trabalho semelhante e paralelo à área de Eventos Internacional, Eventos Nacional atua com uma equipe focada na captação, promoção e apoio institucional a eventos que percorrem território nacional.
Novidade de 2015, o Workshop DestinoSP foi um projeto de grande sucesso, com o objetivo de dar suporte ao trabalho realizado e indicar aos associados todo o potencial turístico e econômico das regiões da cidade. Contou com participação de representantes de restaurantes, bares, casas de espetáculo, centro de convenções, cursos e treinamentos, espaço para eventos, hotéis e redes hoteleiras, museus e lojas.
Foram realizadas diversas reuniões com gestores de viagens das “Empresas Amigas da Cidade”, entidades de classe, hotelaria e equipamentos das cidades associadas. Até o momento, foram 26 eventos captados, 18 promovidos, 220 apoiados e 184 em prospecção, sendo geradas 1.758 oportunidades de negócios. “Concluímos o terceiro trimestre dentro das expectativas, levando-se em consideração a prioridade de alguns indicadores em função dos seus resultados, uma vez que dariam suporte a outras ações”, detalha Elenice Zaparoli, Diretora de Eventos Nacional.
A área de Relacionamento do SPCVB é responsável pelas ações junto aos associados da entidade, hoje, 750 em 60 segmentos do trade turístico. A equipe se concentra em diversas frentes que geram oportunidades de negócios aos associados, além das já anunciadas pelas áreas de Eventos.
Como forma de divulgar o destino e oferecer um espaço diferenciado dentro das principais feiras de turismo do País, até o momento, o SPCVB participou da Expo de Negócios em Turismo (AVIESP), da WTM Latin America, do Encontro Nacional das Agências de Viagem (AVIRRP) e da ABAV – Expo Internacional do Turismo. Está prevista ainda a participação na Festuris, em Gramado, em uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a São Paulo Turismo (SPTuris).
Neste ano, já foram realizadas três edições do Café de Relacionamento, evento organizado pela área que convida profissionais para tratar de temas importantes, em encontros que ocorreram em equipamentos conhecidos da cidade.
Também é responsável por mais duas frentes: relacionamento com o mercado, voltado para patrocínio de ações e de publicações da entidade, sendo mais uma fonte de receita para o SPCVB, além do Room Tax e mensalidade dos associados; e pelos cursos da Academia Visite São Paulo.
Em 2015 também foram lançados módulos em parceria com a Promonde, Senac, Anhembi Morumbi, Supletivo Virtual e ComSchool, com aulas presenciais e à distância, com descontos e gratuitos. Periodicamente são realizados treinamentos junto à hotelaria para abordar a importância do Room Tax.
No período, também ganham destaque: o BenefícioSP, programa de descontos do SPCVB, que, atualmente, conta com 63 ofertas ativas no site www.beneficiosp.com.br; o projeto Descubra São Paulo, realizado em importantes cidades do Brasil, integrando uma inédita parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, SPTuris, APRECESP e o apoio da Abrajet local, com o objetivo de divulgar São Paulo pelo Brasil; e o São Paulo Para Você, com a SPTuris e TAM Viagens, que oferece pacotes especiais para São Paulo com diversas opções de hospedagem e lazer.
Já são quase 2.500 eventos cadastrados no calendário do SPCVB que podem ser consultados no site visitesaopaulo.com. Em paralelo às pesquisas de eventos para o site, também é realizada a pesquisa de eventos com perfil ICCA. Fruto desse trabalho, São Paulo foi a melhor cidade brasileira no ranking 2014, com 66 eventos internacionais associativos.
A publicação semestral São Paulo em Números, exclusiva para associados, reúne estatísticas e insights do comportamento da cidade. Neste ano, foram lançadas duas edições. Cabe também ao departamento a atualização das informações do site, incluindo “Dados da Cidade”, disponível em visitesaopaulo.com/dadosdacidade.
O SPCVB também atua no relacionamento com o visitante, por meio das redes sociais do São Paulo É Tudo de Bom.
Como a divulgação do destino é outro alicerce do trabalho de um CVB, assessoria de imprensa e criação completam o departamento, responsáveis pela produção de releases, artigos, notas, relacionamento com veículos de comunicação e redação; e “envelopamento” e criação de todo o material promocional e institucional, que, até o momento, somam 219 peças desenvolvidas.
Ganham destaque o lançamento da loja virtual saopaulotudodebom.com, com produtos com a cara da cidade; o guia de Bares e Restaurantes associados; e as edições da publicação EM DIA COM, que trouxeram os temas “Mercado de Eventos Associativos” e “Mercado Hoteleiro”.
Elisabete Sorrentino, Diretora de Eventos Internacional, minimiza os efeitos do momento político-econômico do País e disse que a partir de novembro, irão finalizar as quatro ações customizadas com Hotéis, das 10 programadas, e realizar o Workshop com Promotores de Eventos e representantes de nove Equipamentos das Cidades Associadas. “Nos próximos meses, usaremos a estratégia de networking entre os associados e a ampliação da base de associados e empresas patrocinadoras, em parcerias estratégicas com as associações e setor privado, além da integração da Academia Visite São Paulo com a UNEDESTINOS, para os programas de treinamento e formação técnica”, completa Sara Souza, Diretora de Relacionamento.
Na área de Marketing, a atenção permanece no cumprimento dos indicadores, com foco na pesquisa ICCA. “Daremos andamento nos projetos inéditos com os parceiros, para que se concretizem no próximo ano, principalmente os voltados aos visitantes. Por hora, focaremos na pesquisa ICCA para manter São Paulo como líder brasileiro entre os destinos que mais recebem eventos internacionais”, conta a Gerente Flavia Taulois.
Na diretoria Administrativo Financeira, as inovações ficam por conta da aplicação semestral do P.I. (Predictive Index) pela empresa Arquitetura Humana para gestão de equipes, a troca de todo o sistema e implantação de um CRM para Eventos e Associados, entre outras ações. “A Fundação cresce com responsabilidade e embasado por princípios éticos, por isso, o monitoramento das receitas e despesas, bem como a gestão administrativa, controle fiscal, legal e contábil, são fundamentais para manter a credibilidade da entidade e de seus dirigentes”, conclui Kelly Oliveira, Diretora Administrativo Financeira.
Para o Presidente do Conselho de Administração do SPCVB, Juan Pablo De Vera, é importante estar atento à movimentação do mercado para direcionar os esforços, “estar em contato direto com os diversos players do trade turístico e sentir quais são as necessidades de quem procura São Paulo para trazer seu evento, o que temos como vantagens, obstáculos, nível de competitividade com outros destinos e demais diferenciais. Trabalhamos para ser um elo entre as engrenagens do turismo, eventos e viagens, para que todos girem de forma sustentável e próspera”, finaliza.
Fonte: Visite São Paulo