O mercado de eventos é um dos mais afetados pelo Covid-19. Desde o início do isolamento social, em março deste ano, diversas atrações como feiras corporativas e entretenimento foram canceladas, trazendo sérios prejuízos ao setor.
Buscando uma forma de reinventar este quadro, a Swaper (plataforma e produtora de eventos virtuais), inicia sua operação no país, trazendo inovação e maior eficiência no processo de produção de eventos online para empresas de grande, médio e pequeno porte.
A Swaper nasceu no Vale do Silício (EUA) no início de 2019 com a ideia de ser um buscador de lugares perfeitos para cada tipo de evento, facilitando o pedido de orçamentos e até mesmo suas reservas.
No mesmo ano recebeu investimento do Seed Expands de Corfo e quando se preparavam para o lançamento, a pandemia do Covid-19 impactou o mundo e, assim como muitos, a startup também precisou buscar alternativas para o trabalho, passando a oferecer a realização de eventos online em 3D.
Desde o início da pandemia, a Swaper já contribuiu para eventos de grandes instituições como: ONU e Ministério da Educação, no Chile, além de parceria com produtoras de eventos.
Ainda não há empresas brasileiras nessa lista, mas a startup espera realizar pelo menos 10 eventos até o final de 2020.
“As pessoas que frequentam eventos, em sua grande maioria tem dois grandes motivadores: fazer Networking e aprender, desde capacitações ao acompanhamento das tendências do setor em questão. Criamos a Swaper com o pensamento de manter estas ideias em movimento, mesmo que dentro de suas casas. Como uma grande imersão”, comenta Álvaro Falcón, CEO da Swaper.
O Evento 3D e passeios virtuais em 360 °
Por meio da tecnologia da realidade virtual é possível simular um cenário real, gerando uma experiência única aos usuários. Com foco em proporcionar momentos de contato, como em um evento presencial, a ferramenta possibilita a inclusão de estandes, salas de networking, auditórios, recepção com registro dos participantes, cadastro para prêmios e até lojas. Tudo personalizado e com interações ao vivo – inclusive dentro dos estandes.
Além disso, a ferramenta disponibiliza acesso a métricas com quantidade de interação entre os participantes e o quanto tempo duraram e localização dos acessos. Todo gerenciamento do evento, pode ser feito via aplicativo.
“Nosso objetivo é mais que apenas transmitir conteúdo, queremos contribuir para a estratégia de negócio dos nossos clientes, agregando maior valor a seus eventos e melhorando a experiência de seus clientes e stakeholders”, afirma Falcón.
Plataforma Socio e os eventos híbridos
A startup também oferece um serviço de gerenciamento de eventos com a plataforma Socio. Com um sistema 100% personalizado, ela oferece a criação de comunidades em torno do evento, gerando trocas entre os palestrantes, expositores, anunciantes e participantes. Compatível com eventos presenciais, online e híbridos, a ferramenta funciona como uma rede social privada que gera interações antes, durante e depois do evento – pelo tempo que a empresa julgar necessário.
Presente no Chile e Peru, a empresa enxerga grande potencial no mercado brasileiro. A expectativa é que em 2 anos, o país represente 50% de seu faturamento total.
Além disso, a plataforma planeja ainda expandir os seus negócios para os demais países da América-Latina, até o final de 2021.