Startup Lote44 foca em soluções híbridas – de ponta a ponta – para eventos

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Organizar um evento é sempre um grande desafio, repleto de variáveis. Um dos pontos fundamentais está ligado aos fornecedores, afinal o evento só irá acontecer se cada um dos fornecedores contratados cumprir a sua parte e entregar o seu produto ou serviço dentro das condições acordadas, com qualidade e dentro do prazo. Encontrar os fornecedores ideais não é algo simples e demanda tempo.

Mas e se for possível encontrar tudo para um evento no mesmo local e sem custos, com praticidade, segurança e economia, e ainda por cima contar com uma assessoria gratuita durante todo o processo? Essa é a ideia por trás da Lote44 (www.lote44.com.br ), uma startup que ajuda empresas a organizar eventos, da cotação à gestão, seja ele um evento online, híbrido ou presencial.

“Iniciamos com o serviço de conexão de fornecedores e compradores para compra de produtos e serviços de eventos e fomos validando personas e produto até entender que poderíamos ser uma solução completa para quaisquer pessoas que desejam organizar eventos corporativos, sejam elas profissionais ou não. Durante essa jornada de aprendizado tivemos muitos desafios e com certeza ainda teremos, mas a intenção é sempre ter ´problemas bons´ para resolver”, explica Nathalia Afonso, CEO e fundadora da Lote44.

Formada em advocacia, Afonso teve sua carreira construída na área jurídica de grandes empresas, entre elas a TIM, onde atuou durante anos no setor de “legal technology”. Foi lá que teve contato com contratos de tecnologia e de entretenimento, descobrindo um grande leque de oportunidades na área. “Acredito que o empreendedorismo e a conexão de pessoas através de eventos fazem parte do meu DNA. Adicionalmente ao meu contato com tecnologia e entretenimento na advocacia, em uma conversa com o meu sócio, que trabalha com importação de itens de festas, começamos a conversar e rascunhar sobre um modelo inicial de negócio, que foi se modificando até virar a Lote44 atual”, conta.

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O primeiro evento realizado pela empresa foi um aniversário de 60 anos, produzido de ponta a ponta pela Lote44. Depois deste, a empresa já transacionou, em média, 150k em pedidos pela plataforma. Entre eles está a coprodução do ENJA RIO, um evento de jovens advogados de cunho nacional, para 1.500 pessoas.

De olho principalmente no mercado corporativo de eventos, a Lote44 vinha ganhando espaço e relevância no mercado, esbarrando apenas na dificuldade em romper as barreiras do tecnológico. Como conseguir educar o usuário ao novo modelo de atuação para beneficiá-los? Mas veio a pandemia, que acelerou a entrada de todos no mundo digital. “Com a pandemia, todos os eventos foram cancelados e/ou remarcados, o que nos fez analisar o que tínhamos como próximos passos e priorizar o online. Como o nosso mindset e pilares nasceram pautados na tecnologia e inovação, já tínhamos no radar a possibilidade de eventos híbridos. Assim, conseguimos rapidamente oferecer essa solução/assessoria para os nossos clientes antigos e novos”, afirma Afonso.

De acordo com a executiva a empresa não precisou investir em desenvolvimento, uma vez que a solução da Lote44 poderia seguir com o mesmo formato, apenas adicionando os novos fornecedores, o que colaborou para acelerar a entrega. “Por outro lado, estudamos bastante como o exterior vinha se comportando com esse novo mercado e aplicamos no Brasil, buscando fornecedores nacionais e internacionais que pudessem oferecer o serviço com a qualidade que desejamos”, completa.

Agora, entre os próximos passos, a Lote44 foca no reajuste da homepage, para se posicionar como referência no setor dos híbridos. “Nossos cases e desafios atuais são os eventos híbridos, envolvendo novos tipos de fornecedores e outro mindset de produção. Já iniciamos as assessorias e temos, aproximadamente, 5 eventos deste formato em andamento de cotações”, conta Nathalia Afonso.

Mas como funciona?

Após o cadastro, você informa quais serviços e/ou produtos você precisa. Os fornecedores são automaticamente acionados e respondem no mesmo local. Através do chat é possível negociar os pedidos, tirar dúvidas sobre entregas, personalizações, etc. Após tudo negociado, basta escolher melhor orçamento para sua cotação e pronto. Deste momento em diante é possível continuar fazendo toda a organização do evento no painel de gestão gratuito e, se precisar de ajuda no processo ou na produção do evento, é possível utilizar a assessoria gratuita da Lote44.

Caso você utilize a plataforma como fornecedor, o processo também é simples e traz alguns benefícios como: receber diversos pedidos de cotação do seu produto e/ou serviço e avaliar se deseja responder ou saber mais detalhes e acompanhar no painel de gestão, as suas entregas, recebimentos e negociações realizadas através da plataforma.

“Os fornecedores interessados se cadastram com as informações básicas e criam a página do fornecedor exclusiva, dentro da plataforma. Ao recebermos a notificação de perfil novo, entramos em contato para entender melhor sobre o produto/serviço, tempo de atuação, principais clientes, etc., de modo a ter a homologação que as empresas solicitam para a contratação. Estamos implementando, na próxima atualização, um campo para avaliação dos compradores que já contrataram pela plataforma”, explica Afonso.

Para estar na plataforma, os fornecedores contam com assinaturas diferentes, que vão da gratuita, passando pelo plano básico e o plus. Cada um com especificações diferentes. A homepage da empresa está em processo de alteração em função de ajustes para reduzir custos fixos para o fornecedor. “Pivotamos para o modelo de porcentagem por negócio fechado, o que significa que oferecemos aos nossos fornecedores uma página exclusiva para a promoção da empresa, posts nas nossas redes sociais e diversas oportunidades de negócios sem qualquer custo e o pagamento pela intermediação só será devido, caso o fornecedor feche o job.”

Com tudo isso a Lote44 vem se transformando e crescendo como um importante hub de eventos dos mais variados tipos, sejam eles presenciais, online ou híbridos.