Na última semana foi realizado o Web Summit 2023, um dos mais esperados e respeitados pontos de encontro para startups, corporações e investidores.
O evento recebeu 70.236 participantes, de 153 países em Lisboa, Portugal. Entre eles, estavam mais de 2.600 startups, que puderam apresentar suas soluções inovadoras.
Nessa edição de 2023, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levou sua maior delegação da história ao Web Summit.
Foram mais de 200 empresas inovadoras dos mais diferentes setores econômicos, incluindo fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, inteligência artificial, dados, entre outras.
Nesse ambiente de inovação, as startups brasileiras tiveram destaque. A Inspira venceu o campeonato de pitches do Web Summit ao final de três dias de “batalha”.
O torneio reunindo as principais startups em estágio inicial do mundo para uma competição ao vivo no palco principal. A startup nacional venceu na final a Cognimate, startup de saúde dos Estados Unidos, e a Kinderpedia, empresa de soluções para creches dos Emirados Árabes Unidos.
A Inspira é uma empresa de solução de Inteligência Artifical para o campo jurídico. No pitch final, Henrique Ferreira, um dos co-fundadores, destacou as especificidades do mercado jurídico brasileiro e como a empresa pretende inovar.
Segundo o empreendedor, “nossa missão é reinventar o mercado jurídico no Brasil e democratizar o acesso a informações jurídicas”.
Entre mais de 5000 startups de todo o mundo que se inscreveram para o Web Summit, apenas 105 foram selecionadas para concorrer ao prêmio, e, entre essas, nenhuma fez melhor pitch que a Inspira.
Já startups como a Buddieapp, a HIT e a Luckie Tech foram selecionadas pela organização para participar de showcases nos palcos do evento, sem contar as startups que já alcançaram resultados comerciais significativos.
“O Web Summit é um evento estratégico para mostrarmos para o mundo o Brasil como celeiro de inovação”, comentou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
“São mais de 13 mil startups no país, e a ApexBrasil quis trazer ao evento sua maior delegação da história”, completou.
MEDTECHS BRASILEIRAS EM ALTA
As medtechs da delegação da ApexBrasil também tiveram destaque nesse último dia de evento, com a seleção da Buddieapp, da HIT e da Luckietech para expor suas soluções em palco do Web Summit.
A Buddie.ai utiliza inteligência artificial (IA) para oferecer um “amigo-terapeuta 24h”, com a funcionalidade que acalma crises de ansiedade em até 5 minutos.
Ana Quiroz, representante da startup no Web Summit, conta que a participação da empresa no evento era fundamental para a sua internacionalização.
“Viemos mostrar nosso aplicativo para o mundo, e ter testado nosso chatbot ao vivo e com tanto sucesso foi muito gratificante”, disse.
Segundo a empreendedora, a ApexBrasil abriu as portas para esse mundo da internacionalização e os resultados já começaram a aparecer.
Ao lado da Buddie.ai estava Patricia Meirelles Palhares, fundadora da HIT: terapias holísticas. Estar aqui no Web Summit certificou a empresa que existe espaço para ela no mercado europeu.
“Empresas de Portugal, Espanha e da Inglaterra estão interessadas. Nós fomos para Cascais (Portugal), com apoio da ApexBrasil, e a prefeitura local mostrou interesse em levar o HIT para lá”, disse Patricia.
Chamou a atenção dos organizadores também a Luckie Tech. Joel Oliveira, fundador da empresa, contou que a startup Luckie Tech é mais que uma startup, é um legado.
A motivação de Joel não podia ser mais nobre e emocionou aqueles que passaram pelo estande. A dor da perda de seu filho Lucas para um câncer o motivou a desenvolver um aplicativo para salvar vidas.
“Oferecemos um dispositivo pequeno que transmite informações sobre os sinais vitais do paciente para uma nuvem a cada 5 minutos”, explicou.
“A equipe médica que tem acesso a esses dados é notificada imediatamente em caso de qualquer complicação, podendo agir rapidamente”, finalizou o empresário.