O São Paulo Motor Experience, inicialmente programado para o período de 6 a 14 de agosto deste ano, no Autódromo de Interlagos, tem seu lançamento adiado.
A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em alinhamento com suas associadas, e a RX, organizadora do evento, decidiram postergar a realização do evento.
De acordo com a nota divulgada, o motivo do adiamento recai “sobre a atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia.”
Vale ressaltar que faltando alguns meses para a abertura do novo evento, várias montadoras ainda não haviam confirmado presença e, de acordo com o Jornal do Carro do Estadão, oito marcas afirmaram que não participariam do evento.
O Salão do Automóvel de 2020 foi adiado mesmo antes da pandemia após o cancelamento de diversas fabricantes de automóveis. Com a Covid-19, o salão foi cancelado e adiado por duas vezes mais.
Em 2022 a RX optou por reformular totalmente o Salão – que ganhou novo local e adotou o nome São Paulo Motor Experience – com o de ir muito além de uma simples exposição de carros, onde as marcas poderiam promover diferentes ativações e ações.
Apesar de aprovar o novo formato do evento, a ANFAVEA aponta que suas associadas estão há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos.
“Elas julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros” afirma Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA.
“Em razão dos desafios que ainda persistem, optamos por adiá-lo”, disse em nota Cláudio Della Nina, presidente da RX.
“Logo retomaremos os trabalhos para lançar o evento do tamanho da força da indústria automotiva para os milhões de apaixonados”, finaliza.