Sucesso no Brasil, Chile e Argentina faz do Lollapalooza o principal festival da América do Sul

Anúncio ABIMAD39

Criado por Perry Farrell, em 1991, como um festival itinerante, o Lollapalooza continua a ser inovador na cena dos festivais após 25 anos desde sua criação.

Ao se estabelecer em Chicago, virou um renomado festival e exportou a sua excelência para outros países, como Chile, Brasil, Argentina, Alemanha, França e Suécia, tornando-se um dos principais destinos para amantes de música nos Estados Unidos e no exterior.

Em 2021 o evento representou o retorno dos grandes festivais em tempos de pandemia, sendo realizado no Grant Park, em Chicago, e recebendo cerca de 440.000 pessoas.

Sucesso nos Estados Unidos, o “Lolla” mostrou realmente a sua força para o renascimento dos shows ao vivo em 2022, com recentes realizações na América do Sul.

Anúncio

Uma semana antes de chegar ao Brasil, o Lollapalooza Argentina foi um marco na história dos festivais na Argentina ao reunir mais de 300.000 pessoas no Hipódromo San Isidro.

Ao longo dos três dias de evento, mais de 100 bandas e artistas solo se apresentaram nos cinco palcos do festival, incluindo Miley Cyrus, Foo Fighters, The Strokes, Doja Cat, A$AP Rocky, Martin Garrix, Machine Gun Kelly, Duki , Babasónicos, Marina, Bizarrap, Khea, Jack Harlow, Wos, Jhay Cortez, Airbag, Tiago PZK, Nicki Nicole, L-Gante, Louta, entre outros.

Na mesma data em que o festival ocupava a Argentina, o Chile também foi palco de sua edição do Lolla após dois anos de suspensão devido às restrições sanitárias causadas pela pandemia.

De acordo com a Lotus, organizadora do festival no Chile, o Parque Bicentenário de Cerrillos recebeu cerca de 75 mil pessoas por dia, fechando um público total de 225.000 mil visitantes em seus três dias.

No Brasil o Lollapalooza realizou a sua nona edição em três dias de música para todos os gostos, encontros inesperados e muitas atividades espalhadas pelos 600 mil m2 do Autódromo de Interlagos.

Ao todo, 302.235 pessoas apreciaram mais de 68 horas de música nos três dias do festival. Na sexta (25), foram 100.980 pessoas. O sábado (26) contou com 103.000 pessoas e o último dia, domingo (27), teve 98.255 pessoas.

Neste ano, o Lollapalooza Brasil bateu o recorde de parcerias com marcas. Ao todo, foram 21 parceiras, sendo 6 novas e 15 renovações.

Elas foram responsáveis por criar conteúdo e atividades por meio de suas ativações. Budweiser, adidas, Chevrolet, Samsung, Sadia e Mc Donald’s foram apenas algumas das que marcaram presença, além da Vivo, que apresenta o Lolla Lounge by Vivo.

De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura de São Paulo, o festival movimentou cerca de R$ 421,8 milhões na capital paulista nesta edição.

Nestes números estão inclusos gastos com produção, montagem, patrocínios, além das despesas dos turistas e moradores da cidade com hospedagem, transporte, alimentação, compras e outros.

Deste total, o gasto direto só de turistas foi de R$ 123 milhões. O perfil do público no evento foi composto por 53,1% de pessoas de fora da cidade, sendo que a maioria desses turistas era do interior de São Paulo, seguido por visitantes dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

O tempo de permanência dos visitantes de outras cidades na cidade foi, em média, de 4,2 dias.