Suécia prolonga restrição a eventos até pelo menos 1º de junho

Anúncio

O governo da Suécia adiou mais uma vez a flexibilização planejada de suas medidas restritivas de combate à Covid-19.

Em sua mais recente decisão, as autoridades suecas informaram que se mantém o limite de pessoas em eventos públicos, e que a medida só será levantada a partir de 1º de junho.

“Embora possamos ver uma pequena redução em nível nacional, a propagação da infecção ainda está em um nível alto”, disse o primeiro-ministro Stefan Löfven em uma entrevista coletiva na última semana.

Isso significa que o limite máximo atual de oito pessoas em eventos públicos, introduzido pela primeira vez em novembro, continua em vigor. Isso se aplica a eventos esportivos e culturais, bem como a manifestações e serviços religiosos, por exemplo.

Anúncio

De acordo com o relaxamento proposto, diferentes limites seriam aplicados com base no fato de o evento ser interno ou externo, com participantes sentados ou em pé.

Para eventos internos sem assentos atribuídos, o limite padrão permaneceria em oito, mas seria aumentado para até 50 para eventos internos com assentos atribuídos, até 100 para eventos ao ar livre sem assentos atribuídos e até 500 para eventos ao ar livre com assentos atribuídos.

Essa proposta de relaxamento estava prevista para entrar em vigor a partir de 17 de maio, mas já foi adiada por duas vezes.

Agora o plano é que essas mudanças entrem em vigor a partir de 1º de junho, mas isso depende da disseminação da infecção e do ônus para o setor de saúde.

Löfven disse que quando isso acontecer, este será “o primeiro passo no trabalho do governo para adaptar e ajustar as restrições conforme a situação permitir”.

“Se todos seguirem as restrições e recomendações que estão em vigor, e se as vacinações correrem como deveriam, é provável que voltemos a uma situação mais normal em setembro”, finaliza.