Sustentabilidade estará presente na BFSHOW 2024

Anúncio

Mais do que produtos sustentáveis, a indústria calçadista brasileira, em consonância com um movimento crescente em nível mundial, vem adotando práticas produtivas social e ambientalmente corretas.

Atualmente, a quinta maior produtora de calçados do planeta, a maior fora da Ásia, vem se destacando como uma referência internacional de produção limpa e alinhada aos conceitos de ESG.

Entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, o protagonismo do setor na área também estará exposto na 2ª edição da BFSHOW, a maior feira calçadista do Brasil.

Pesquisa divulgada no ano passado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) aponta que:

Anúncio

– Mais de 95% das empresas brasileiras do setor possuem um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos produtivos;

– 79% das indústrias executam controle das substâncias restritas;

– 62% das indústrias consomem energia elétrica 100% oriunda de fontes renováveis.

De acordo com o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, os dados corroboram o intenso trabalho realizado para a adequação da produção de calçados à nova realidade.

“Hoje, as pessoas querem saber o que estão consumindo, de onde vem o produto que está calçando, e as empresas que não estiverem adaptadas a esse novo mundo tendem a ter muitas dificuldades no mercado, principalmente internacional”, avalia.

Na BFSHOW, mostra que já contabiliza mais de 230 marcas de calçados que respondem por 80% da produção nacional do setor, estarão presentes 75% das indústrias de calçados certificadas no programa Origem Sustentável, única certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo.

Criada pela Abicalçados em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a BFSHOW já é a maior feira calçadista brasileira em espaço ocupado, com centenas das principais marcas brasileiras de calçados, de todos os segmentos, portes e polos calçadistas.

A visitação é estimada em mais de 10 mil compradores e profissionais da atividade, tanto do Brasil como do mercado internacional.

Na primeira edição da BFSHOW, ocorrida no Rio Grande do Sul, foram gerados, somente em negócios internacionais, mais de R$ 315 milhões.

O credenciamento para a visitação está aberto no site: https://bfshow.com.br/