SXSW 2022 por Ana Carolina Medeiros do Grupo MM

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O SXSW, maior evento de inovação do planeta, voltou ao presencial em Austin, Estados Unidos.

A diretora de relacionamento da agência de eventos Grupo MM, Ana Carolina Medeiros, foi ao evento e de lá compartilha alguns dos temas mais importantes que ditarão tendências para mercados, em especial comunicação, produtos, serviços e eventos.

Confira:

  1. Inteligência Emocional x Internet: é novo, é atual, e precisamos entender como viver melhor com a tecnologia. A ansiedade gerada pelo excesso de informação compromete demais a saúde mental humana, e isso independe da idade. Quanto mais tempo conectado, mais acesso a informações – muitas vezes sem profundidade, e uma tendência natural – em especial aos mais jovens, à comparação, ao querer estar o lugar do outro e dificuldades na formação de uma identidade própria e de valor. Somado a esse conceito, assistir uma experiência em VR – Realidade Estendida, que conta a história de uma pessoa com depressão”. É tão sinestésico que você se sente na pele dele. Falas como “me sentia enclausurado” humanizam ainda mais a experiência, e reforçam a importância da empatia de entender o lugar do outro, e ajudam em procurar rede de apoio para diagnostico – que vai além de exames. Antes encarada como “frescura”, a depressão é um transtorno mental frequente que atinge em média 300 milhões de pessoas todo ano. A experiência na SXW, premiada em Veneza, traz um lugar novo, especialmente para quem nunca viveu a depressão, e auxilia o entendimento dos sintomas.
  • Futurismo: foi extremamente importante entender a tendência futurismo com o olhar voltado para o negócio. Lemos pesquisas, que nos dão dados MACRO, e em grande parte empresas estão esquecendo o olhar no um a um, especialmente humano. Temos um novo consumidor pós pandemia, em descoberta e entender sua mudança comportamental é o que vai diferenciar love brands. Sim, as pessoas tem particularidades impossíveis de serem medidas em um questionário. Que a gente treine cada vez mais a habilidade de analisar fatos e métricas e traga inovação aos clientes. Quais são os produtos do futuro e como minha empresa está alinhada a isso? O Futuro é personalizado
  • Comercialização de NFTs: Uma das apostas para o setor de eventos e o NFT. As ativações com Non-fungible token- certificado digital, protegido por uma chave de uso exclusivo e pessoal, que utiliza a mesma tecnologia utilizada na criação das criptomoedas: a blockchain, e como serão a bola da vez neste ano. Em diversas ativações, NFTs são o brinde residual das experiências, que você leva em sua Wallet para recordar e seguir a interação com as marcas. Importante atentar às leis – ainda estão antigas para esse movimento e negocio, então acompanhar as mudanças das leis em cada pais para garantir juridicamente a propriedade intelectual é premissa dos novos tempos.
  • As profissões do Futuro na Geração Z : um bate papo que trouxe muitos insights e reflexões. O quão importante é a evolução do sistema de ensino tradicional, e como ele pode se ajustar a não ter uma debandada das profissões essenciais pela Geração Z? Porque sim, eles buscam mais de uma ocupação – influencia, gamificação, Metaverso, e em que lugar ficam os “empregos tradicionais” e necessários, como médico, engenheiro, arquiteto, advogado? Como as metodologias de ensino vão convidar essa geração a mudar de perspectiva? Essa revolução é urgente.

Ana Carolina Medeiros elenca algumas das ativações que mais a impulsionaram à reflexão:

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  1. Espaço Dell: uma marca focada em produtos, levou para inovação seu olhar para serviços! Desde um elevador que faz competição de pitches entre empresas! Sim, dentro do elevador, em 30 segundos, com jurados e vendedores. Tudo ao vivo para milhares de pessoas durante o maior evento de inovação do mundo, em Austin.
  • BlockChain FOX – explica de fato o mundo Blockchain com palestras, mentorias e de fato explicado
  • Ativações de brinde focados em NFY – musical (você cria uma música e ela se torna sua –  em seu wallet), opções também com imagens. Um novo universo se abre em especial ao mercado de brinded digitais
  • Casa Cheetos by Alexa – HandsFree – como usar a inteligência e tecnologia juntas. Eles deram uma aula. Não precisa mais “sujar” a casa toda comendo seu salgadinho preferido – ela é toda automatizada com Alexa. Dê adeus às marcas de dedo no controle remoto (e siga comendo sem preocupações). Tudo era automatizado-  sala, cozinha, armário, quarto. E a experiência termina em festa! Um baita insight para ativações no Brasil

“Na Estação de VR – Realidade Estentida – em me emocionei com Paper Birds (premiado em Cannes). São 25 minutos de um curta que me colocou oficialmente “dentro da história”.

“No enredo, um menino que só tem o avô, e lá fui ´convidada´ a interagir com a história em toda a sala. Me mostrou claramente como será o caminho dos desenhos, as experiências de filme, series e como usaremos VR (imersivo). SXSW é uma experiência a celebrar”, finaliza.