A Tap permite desde o dia 14 a utilização de aparelhos eletrônicos pessoais durante todas as fases do voo, desde que os mesmos estejam configurados em “modo de voo” ou equivalentes, ou seja, desde que os sistemas de comunicação e transmissão de dados (wireless e bluetooth) estejam desativados.
A utilização de computadores portáteis (laptops) está, porém, restringida nas fases de descolagem e pouso, devendo esses equipamentos ser guardados e devidamente acomodados, de forma a ser garantida a segurança dos passageiros restantes.
Deve-se salientar que as normas de utilização de aparelhos eletrônicos a bordo devem ser sempre estritamente observadas e cumpridas, razão pela qual o uso de aparelhos como walkie-talkies, rádios portáteis, brinquedos com controle remoto e outros não são permitidos durante todas as fases do voo.
Esta alteração segue uma recente decisão da Easa – Agência Europeia para a Segurança da Aviação -, que considera segura a utilização de aparelhos eletrônicos pelos passageiros de voos comerciais desde que sejam tomadas determinadas medidas preventivas, tais como a ativação do “modo de voo”.