Taste São Paulo Festival terá a participação da Feira Preta

Anúncio

O Taste São Paulo Festival, edição local do maior festival gastronômico do mundo, ocorre nos dias 18, 19, 20 e 25, 26 e 27 de agosto, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

O evento tem como pilar a gastronomia social, sustentável e de inclusão. O festival visa, a cada edição, ampliar e potencializar as ações e atividades de integração por meio da gastronomia.

Nesta edição, o Taste conta com a participação do Festival Feira Preta – maior festival de cultura negra e empreendedorismo da América Latina.

A feira estará presente na área de expositores, em seu formato “pocket”, com venda de produtos de empreendedores negros, com destaque para a culinária afro-brasileira, como:

Anúncio

– Azeite de dendê, pimentas, farinha de mandioca, doces, compotas, vegetais de pequenos agricultores, entre outros produtos.

Criado em 2002 e realizado anualmente, no mês de novembro, o Festival Feira Preta é um evento que pauta tendências, lifestyle e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afro-brasileira.

No seu formato “pocket”, a Feira Preta está presente também em importantes festivais culturais em todo o país, exercendo a curadoria de artistas, palestrantes e empreendedores negros.

Ainda na área de expositores do Taste, destaque para a forte participação de empreendedoras mulheres com produtos variados, visando trazer mais oportunidade e visibilidade para a atuação feminina no mercado.

Para estimular o acesso ao festival, o Taste vai disponibilizar, gratuitamente, 5.500 ingressos para alunos e profissionais da rede pública de ensino e ONGs.

O objetivo é que eles conheçam o evento e a programação completa, incluindo shows, atrações, aulas e atividades nos espaços de conhecimento.

GASTRONOMIA SOCIAL

Na gastronomia social e de inclusão o restaurante-escola Da Quebrada participa do Taste no primeiro final de semana.

Utiliza produtos orgânicos sazonais, comprados de agricultores locais, e uma proposta altamente inclusiva, ressaltando o poder da gastronomia como ferramenta de transformação social.

Este é o espírito do Da Quebrada, criado por Edson Leite e Adélia Rodrigues, da Gastronomia Periférica, e comandado pelo chef Raul Godoy.

Quem trabalha no restaurante são os estudantes formados pelo projeto social e, no cardápio, destaca pratos para o almoço e sua versão do brunch, o chamado cafoço – e sempre defendendo o aproveitamento total de ingredientes e práticas sustentáveis.

No Taste, o restaurante vai apresentar um de seus sucessos, a feijoada vegana, além de vegetais preparados na grelha, entre outras delícias.

CASA DIVERSA PARTICIPA PELO SEGUNDO ANO DO TASTE

A ONG criada no ano passado tem um restaurante-escola, onde oferece formação em alimentos e bebidas para pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema penitenciário.

A iniciativa visa proporcionar qualificação profissional e ainda facilitar (e monitorar) a contratação das alunas e alunos em estabelecimentos de vários estilos.

A ONG vem construindo parcerias com prestigiados restaurantes e chefs de São Paulo. E, em sua participação no Taste, a Casa Diversa irá mostrar a proposta gastronômica da escola:

– Trabalhar com ingredientes de pequenos produtores, em receitas de inspiração brasileira. A sobremesa será de autoria da premiada confeiteira Marília Zylbersztajn.

Saiba mais sobre o evento em: https://portalradar.com.br/taste-sao-paulo-festival-retorna-a-capital-paulista-em-agosto-de-2023/

Serviço

Datas: 18, 19, 20 e 25, 26 e 27 de agosto (sextas-feiras aos domingos)

Local: Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo

Horários: Sextas-feiras – 17h às 23h | Sábados – duas sessões – 12h às 23h (Taste Sunset – 18h às 23h) | Domingos – Sessões únicas – das 12h às 20h

Informações: https://brasil.tastefestivals.com/

Ingressos:  https://www.eventim.com.br/artist/tastesaopaulofestival/