Entre os dias 24 e 30 de agosto, acontece a primeira edição do SP-Arte Viewing Room, a principal feira de arte da América Latina agora em ambiente digital. O evento online reúne milhares de obras de arte moderna e contemporânea, bem como peças de design, apresentadas por mais de 130 renomadas galerias do circuito nacional e internacional.
O SP-Arte Viewing Room foi desenvolvido para trazer a diversidade da Feira física para o ambiente virtual, e criar uma plataforma democrática, atendendo às necessidades do atual momento. A ideia é que ela seja uma plataforma imersiva que reúne expositores dos mais variados perfis e obras em diferentes suportes de milhares de artistas; são nomes já reconhecidos no circuito e também artistas jovens, em início de carreira.
Durante os sete dias do evento, o público poderá conferir fotografias, vídeos, pinturas e trabalhos em diferentes suportes de artistas representados por casas como Almeida e Dale (São Paulo), Carpenters Workshop Gallery (Londres), Galleria Continua (San Gimignano), ETEL (São Paulo e Milão), Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo), Jacqueline Terpins (São Paulo), Luciana Brito Galeria (São Paulo), Galeria Millan (São Paulo), Galeria Nara Roesler (São Paulo), ,Ovo (São Paulo), Galeria Paulo Darzé (Salvador), Galeria Kogan Amaro (São Paulo), Passado Composto Século XX (São Paulo) e Zipper Galeria (São Paulo).
Assim como na Feira física, o compromisso da SP-Arte com o fomento da arte nacional continua como prioridade. No Viewing Room estreiam pela primeira vez projetos independentes, centralizados em difundir e fortalecer a arte afrodiaspórica e de mulheres brasileiras, como a 01.01 Art Platform e o Levante Nacional TROVOA.
Na página de cada galeria, o visitante poderá percorrer um projeto expositivo com até trinta obras de um ou mais artistas – tudo isso facilitado por uma navegação inteligente e um design arrojado. O expositor conta ainda com diversas ferramentas como a possibilidade de inclusão de vídeos e áudios para criar uma narrativa única em torno de sua exposição digital, enriquecendo a experiência do usuário.
O evento contar ainda com uma rica programação gratuita feita em parceria com os expositores, reforçando a posição da SP-Arte como plataforma de difusão cultural. São debates online, conversas entre artistas, visitas à ateliês, visitas guiadas pelo Viewing Room e um calendário de estreias inéditas de performances virtuais e obras de vídeoarte. Artistas novos e consagrados marcam presença lado a lado.
O evento tem ainda uma programação especial ativada por seuss parceiros. O Iguatemi reúne os nomes mais fortes do mercado de arte para conversar sobre a atual situação e projeções futuras. A Arte!Brasileiros traz um curso inédito com a curadora, pesquisadora e artista visual Ana Beatriz Almeida, e por fim, a Artefacto reuniu grandes nomes do design para comentarem as obras que o visitante encontra no SP-Arte Viewing Room.
“Criamos essa plataforma com muito cuidado, pensando na experiência de nossos expositores e de nosso público. Gostaríamos de agradecer a todas as nossas galerias parceiras pelo empenho e colaboração no desbravamento deste novo território. Aos artistas, curadores e todos àqueles que tão generosamente se colocaram à disposição para integrar a programação e fornecer um conteúdo crítico e aprofundado aos nossos visitantes. Ao Iguatemi, nosso patrocinador de longa data. E aos visitantes, que há 16 anos confiam em nossa habilidade de montar a maior Feira de arte da América Latina e agora embarcam conosco nesta nova aventura”, finaliza Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte.
Para visitar acesse: https://www.sp-arte.com/viewing-room/