O Texbrasil, programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, apresentou o calendário de ações comerciais para o primeiro semestre de 2025.
Confira as ações programadas pela parceria Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) com a ApexBrasil:
Ações comerciais
● Heimtextil (14 a 17 de janeiro) – Alemanha Focada no setor de cama, mesa e banho, essa feira é uma oportunidade para as marcas brasileiras demonstrarem sua qualidade e inovação no mercado global.
● Première Vision NY (14 e 15 de janeiro) – EUA Evento para têxtil e insumos, estúdios de estamparia e acessórios, com foco no mercado norte-americano, promovendo parcerias e exposição de produtos brasileiros.
● Colombiatex (28 a 30 de janeiro) – Colômbia Uma das maiores feiras de negócios têxteis na América Latina, a Colombiatex é uma feira têxtil para diversos segmentos: têxtil, insumos e estúdios de estamparia. Plataforma importante para fomentar negócios com parceiros latino-americanos.
● Paris Prints (9 a 11 de fevereiro) – França Dedicada ao segmento de estamparia, a feira Paris Prints é uma plataforma para marcas apresentarem designs únicos e criativos que atendem às demandas da indústria da moda, conectando empresas brasileiras ao mercado europeu.
● Playtime & Kid’s Hub NY (09 a 11 de fevereiro) – EUA Com foco no mercado infantil, essa feira apresenta um cenário único para empresas brasileiras que desejam explorar oportunidades de negócios nos Estados Unidos, apresentando produtos voltados para o público infantil e seus nichos de mercado.
● Première Vision Paris (11 a 13 de fevereiro) – França Em um dos maiores polos de moda mundial, o Texbrasil apoia a presença das empresas brasileiras no segmento têxtil, insumos e estamparia, conectando-as ao mercado europeu. Essa feira é uma oportunidade única para as marcas apresentarem sua criatividade e inovação em estampas para a indústria da moda internacional.
● Coterie (18 a 20 de fevereiro) – EUA Focada em vestuário, calçados, bolsas e acessórios, a Coterie é uma oportunidade para conectar marcas brasileiras a compradores internacionais dos Estados Unidos.
● Rodada de Negócios Fevest (24 a 27 de junho) – Brasil Com foco na moda íntima, essa rodada de negócios acontece em Nova Friburgo e promove novas oportunidades de exportação e visibilidade para marcas nacionais.
● Swimshow (31 de maio a 2 de junho) – EUA Referência em moda praia e acessórios, a Swimshow é uma plataforma estratégica para que as marcas brasileiras de moda praia mostrem seu potencial e inovação.
● Colombiamoda (29 a 31 de julho) – Colômbia Reconhecida como a maior plataforma de moda da América Latina, a Colombiamoda promove um ambiente de expansão e visibilidade para as marcas brasileiras no mercado latino-americano.
Empresas interessadas nas feiras e eventos de negócios devem entrar em contato com [email protected] .
Ações de conteúdo e capacitação:
● Workshop sobre Argentina (fevereiro)
Evento trará um balanço do primeiro ano do governo de Javier Milei e as perspectivas para o comércio exterior entre Brasil e Argentina, dado que a Argentina é historicamente o maior mercado externo do têxtil brasileiro.
O workshop será híbrido e apresentado pela consultoria MAP Latam. Empresas interessadas, entrar em contato com [email protected].
● Radar de Sustentabilidade (fevereiro e maio)
Durante o ano de 2025 ofereceremos 4 edições de workshops virtuais sobre a agenda global de sustentabilidade com foco nas regulamentações e exigências internacionais, principalmente as que estão sendo discutidas no âmbito da União Europeia.
No primeiro semestre, abordaremos dois grandes blocos temáticos: produto e governança, com a participação de especialistas e conduzidos por consultoria especializada no setor. Empresas interessadas, entrar em contato com Luiza em: [email protected]
● Estudos de Mercados – Panamá e Angola (março e junho)
Para impulsionar as exportações brasileiras, realizaremos estudos personalizados sobre os mercados panamenho e angolano. No Panamá, exploraremos oportunidades no setor de cama, mesa e banho, e em Angola, nos concentraremos em têxteis.
Através de visitas e reuniões com key players locais, mapearemos as demandas e expectativas desses mercados.
Os resultados desses estudos serão compartilhados com as empresas do Texbrasil, oferecendo informações valiosas para expandir seus negócios no exterior. Empresas interessadas, entrar em contato com Henrique em: [email protected].
● Missão Global Fashion Summit (de 3 a 5 de junho) O Global Fashion Summit é considerado o principal evento internacional sobre sustentabilidade na moda da atualidade.
Organizado pela Global Fashion Agenda há mais de 10 anos, o fórum convida líderes de grandes marcas globais, representantes de produtores de vestuário e outros atores envolvidos com a Indústria da Moda para apresentarem suas estratégias e práticas de sustentabilidade e discutir maneiras de reduzirem seus impactos.
As empresas interessadas em participar junto com a equipe da Abit poderão entrar em contato com Luiza em: [email protected].
● Consultoria para Comunicação em Sustentabilidade (sob demanda)
Vinte horas de consultoria com foco em transparência e no risco de greenwashing, visando o posicionamento de marcas brasileiras em mercados desenvolvidos e avançados na agenda de sustentabilidade.
O atendimento parte de um diagnóstico da empresa sobre a divulgação das suas práticas de sustentabilidade, para a elaboração de um plano de ação e implementação de alterações previstas quanto à transparência e publicidade de suas informações. Empresas interessadas, entrar em contato com Luiza em: [email protected]
● Mentoria para adequação de produto e posicionamento no mercado externo (sob demanda)
Dezesseis horas de assessoria individual a empresas no diagnóstico e na adequação de produtos e processos, preparando-as para os desafios do mercado internacional e atuando nas seguintes áreas: pesquisa, desenvolvimento e criação do produto, estratégia comercial, marketing e comunicação.
Por fim, orienta a definição de modelagens bem como matérias-primas, acabamentos e material de comunicação – como catálogos e lookbook. Saiba mais clicando aqui.
● Capacitação em Comércio Exterior (sob demanda)
Vinte horas de trabalho divididas em quatro etapas: Introdução, Capacitação Teórica, Plano de Ação e Mentoria.
Entre os temas tratados durante o atendimento destacam-se: orientação para o uso de ferramentas estratégicas no processo exportador; formação de tabela de preços e uso dos diferentes Incoterms; etapas para operacionalização de negócios internacionais; diagnóstico e indicação de plano de ação para cada empresa atendida.
● Apoio para obtenção de Certificações Internacionais (sob demanda)
Investir em certificações não apenas demonstra a conformidade com padrões privados ou requisitos legais, mas também posiciona as empresas como líderes, aumentando sua competitividade e atratividade aos olhos dos consumidores e parceiros comerciais, além de ser um importante instrumento de redução de riscos.
Dada a relevância desse tema para as empresas participantes do Texbrasil em seus mercados-alvo, o Programa oferece apoio àquelas que buscam obter certificações internacionais dentro do período da vigência do convênio.
● Estudos Customizados de Inteligência (sob demanda)
A equipe de Inteligência Competitiva do Texbrasil desenvolve estudos customizados para ajudar as empresas a analisarem e compreender o mercado global no segmento Têxtil e de Confecção.
Utilizamos dados oficiais de comércio exterior para identificar mercados com alto potencial de consumo, fornecemos informações sobre tarifas de importação e acordos comerciais preferenciais, além de realizar análises estratégicas de Market Share.
Também mapeamos potenciais empresas importadoras e analisamos a concorrência nos mercados de interesse, permitindo uma visão completa para orientar suas decisões. Empresas interessadas, entrar em contato com Henrique em: [email protected].