O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS, em parceria com a Dipesul Volvo, traz uma notícia para o setor.
A 2ª edição do Programa de Certificação em Segurança Viária (PSVS) acontecerá durante a TranspoSul 24ª Feira e Congresso de Transporte e Logística, entre 18 e 21 de junho.
A iniciativa visa reconhecer a excelência das empresas transportadoras em segurança viária, unindo esforços para garantir conformidade e segurança no setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL).
Desenvolvido com base nos requisitos da ISO 39001 e nos critérios ESG aplicáveis ao transporte de cargas, o programa tem como objetivo oferecer avaliação e orientação às empresas participantes.
A solenidade de lançamento acontecerá no Auditório Principal da TranspoSul, em data a ser definida. O evento acontece no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS).
Todos os anos aproximadamente 1 milhão e 300 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito no mundo, o que significa um óbito a cada 24 segundos.
De acordo com a diretora do SETCERGS, Etiane Clavijo, no Brasil são 30 mil vítimas fatais e 500 mil feridos ao ano.
Além disso, há um custo socioeconômico expressivo de R$ 132 bilhões ao país, o que causa um impacto na cadeia logística do transporte comercial.
“Isso tudo mostra a importância do desenvolvimento de um programa como esse”, acrescenta Etiane Clavijo.
A Global Certification System (GCS) é o agente técnico do programa, responsável pela avaliação e direcionamento das condições operacionais e gerenciais com o objetivo de melhorar a performance competitiva e de segurança das transportadoras participantes.
Cleverson Forato, coordenador Técnico do PSVS pela GCS, salienta que além da redução de mortes e lesões no trânsito, o programa promove a disseminação e aplicação de práticas sustentáveis, atendendo às demandas dos embarcadores e tornando as transportadoras mais competitivas.
“Hoje, a certificação tornou-se uma referência importante, sendo um grande diferencial para quem o obtém. Destaca-se também a ênfase na qualificação dos colaboradores, evidenciando o compromisso com a segurança e a excelência no setor de transporte”, afirmou.
As empresas puderam se inscrever nas categorias Ouro; Prata; Bronze; e Manutenção e Evolução, cada uma com benefícios específicos.
O Programa proporciona, através de um diagnóstico completo dos requisitos, as empresas identificarem áreas de melhoria para implementar medidas eficazes para garantir a segurança nos processos de seus colaboradores e cargas.
Além disso, os reportes periódicos ao SETCERGS permitem uma avaliação contínua do desempenho e progresso das empresas participantes.
Empresas Participantes:
Bronze
Modal Transportes
Ouro
Edini Transportes
Troca Transportes
Olinda Transportes
Reiter Transportes e Logística
Transportes Cavalinho
Transportes Rodoviários Letsara
Manutenção e Evolução
Cooperlíquidos
HB Transportes e Logística .
Tomasi Logistica
Scapini Transportes e Logística
Transporte Gabardo
Grupo ALP
Translíquidos