A estrutura oferecida para eventos em Curitiba é referencial. A cidade dispõe de modernos e moduláveis equipamentos para conferências ou feiras que juntos totalizam 42 mil m² de área em várias opções. A mão de obra qualificada, equipamentos audiovisuais de última tecnologia e as montadoras de estande são registrados com destaque pelo histórico dos eventos aqui já realizados. Por isso é considerada uma cidade com um dos mais importantes centros de negócios, eventos e turismo do Brasil.
Segundo pesquisa realizada pelo Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau a capital paranaense é referência em eventos técnicos científicos. O glamour e o prestígio da cidade foram, ao longo de anos, bem trabalhados por uma estratégia de marketing eficiente. Não fosse a seriedade nos serviços ofertados pelas empresas turísticas da região, bem acima da média brasileira em termos de qualidade e competitividade, a situação estaria caótica.
Esse cenário é reflexo da alta concentração de universidades, faculdades e centros tecnológicos, industriais e de saúde, capacidade empresarial instalada, relacionamento estabelecido pelo CCVB com esse perfil de público, existência de centros de convenções apropriados e alta concentração de profissionais de todas as áreas do conhecimento, acessibilidade aérea do destino, hotelaria diversificada e com grande quantidade de apartamentos, conhecimento do processo de captação de eventos pelo CCVB e parceiros, boa imagem do destino e existência de material promocional para captação de eventos.
A movimentação do turismo de negócios e eventos já ultrapassou um bilhão de reais por ano, e dos quase quatro milhões de turistas que vêm a Curitiba anualmente, 55% vieram com propósito primeiramente profissional, seguido da busca por lazer no tempo livre.
A presença de empreendimentos de redes nacionais e internacionais como a rede Accor Hotels, Pestana Hotels e Atlantica Hotéis fazem de Curitiba uma cidade com diferencial competitivo. Com mais de 18.000 leitos modernos e diversificadas categorias de hotéis. Curitiba terá ainda a rede espanhola de hotéis de luxo NH que vai abrir a primeira das 15 sedes em seu planejamento em Curitiba. A cidade é a segunda capital com maior proporções de hotéis do Brasil (IBGE/fev 2012).
Vale destacar os vôos diretos internacionais para Miami, Buenos Aires e Montevidéu. Mais de 130 vôos diários e com localização estratégica permite rápido acesso dos principais centros econômicos do país e da America Latina.