Turismo investe em centros de convenções

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O turismo de negócios é um dos segmentos mais importantes e de maior vitalidade para a economia turística do país. Ocupa a primeira posição entre os que mais aumentaram seu faturamento em 2012: cresceu 23,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

Usados para ações de turismo de negócios, os centros de convenções que receberam investimentos do Ministério do Turismo para reforma ou construção foram Maceió (R$ 20 milhões), Manaus (R$ 40 milhões), Pirenópolis (R$ 36 milhões), Paraíba (R$ 50 milhões), Teresina (R$ 40 milhões), Curitiba (R$ 50 milhões), Natal (R$ 30 milhões), Porto Alegre (R$ 60 milhões), Camboriú (R$ 55 milhões), Aracaju (R$ 20 milhões) e São Paulo (R$ 60 milhões).

O turismo de eventos é também o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essa finalidade, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil está em 7º lugar entre os países que mais realizaram eventos internacionais em 2011.

Além do Rio de Janeiro e São Paulo, outras cidades se consolidam como polo de turismo de negócios, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Brasília e Fortaleza. Elas recebem eventos de diversas áreas, saúde, agropecuária, moda, aviação, finanças, construção civil, meio ambiente, dentre outros.

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“Precisamos cada vez mais nos consolidar como um país de negócios, temos boa infraestrutura como o Riocentro e o Parque de Exposições do Anhembi e estamos fazendo obras em 11 centros de convenções pelo país, num investimento total de R$ 461 milhões”, afirma o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fabio Mota.