Para suprir as necessidades de qualificação de profissionais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, o Ministério do Turismo vai intensificar o treinamento da cadeia produtiva do setor.
O Programa Pronatec Turismo irá oferecer 52 cursos como hotelaria, agências de viagens, gastronomia, segurança, entre outros. O Projeto beneficiará o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada, as 5 que receberão jogos de futebol durante o evento e 81 municípios localizados no entorno de Parques Nacionais, que podem atrair visitantes durante o período.
Para o Ministro do Turismo, Henrique Alves, a qualificação profissional é importante para quem está no mercado e para quem deseja ingressar no setor de turismo, e por consequência haverá uma melhora da qualidade dos serviços, o que aumenta a competitividade do Brasil. No último ano, com a Copa do Mundo, o Pronatec Turismo qualificou cerca de 103 mil alunos.
No total, serão atendidos 214 municípios de todas as regiões do país, 90 a mais do que os beneficiados no esforço de qualificação para a Copa do Mundo. Até o final de 2015, serão oferecidas vagas de cursos profissionalizantes nas quatro modalidades do programa: cidadão, na empresa, social e desenvolvimento local. Cada uma delas, direcionadas para públicos específicos tais como jovens em busca do primeiro emprego, profissionais e empreendedores do setor de turismo.
Fonte: MTur