Os turistas de Negócios e Eventos gastam em média 239 euros por dia no Brasil, segundo a pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).
Esse valor é quatro vezes maior que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de Lazer, que tem um gasto diário de cerca de 53 euros. “Com uma permanência média de sete noites no Brasil, a maioria dos entrevistados informou que pretende regressar ao país – 38% no período máximo de dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do Brasil é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro”, destacou o assessor da presidência da Embratur Walter Ferreira.
A pesquisa foi realizada em 16 eventos internacionais realizados nas cinco regiões do Brasil, entre os meses de Março e Agosto deste ano, e ouviu 1.659 participantes.
O estudo mostra que as cidades mais visitadas por turistas estrangeiros de Negócios e Eventos são: Rio de Janeiro (33,2%), São Paulo (16,7%), Foz do Iguaçu (6%), Manaus (6%), Belém (4,5%) e Salvador (4,4%). Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60% dos que já visitaram o País estiveram aqui por motivo de Negócios e Eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%).
Fonte: Embratur