A Turquia reforçou sua batalha contra a pandemia COVID-19 por meio de uma exigência de teste PCR negativo para viagens intermunicipais e alguns eventos públicos para aqueles que não são vacinados.
A partir de 6 de setembro, um teste PCR negativo será obrigatório para aqueles que não foram vacinados ou não se recuperaram do coronavírus, para entrar em shows, cinemas e teatros, disse uma circular divulgada pelo Ministério do Interior.
Um requisito semelhante também deve ser introduzido para escolas e universidades, uma vez que o país se prepara para retomar totalmente a educação presencial no início de setembro.
Organizações e eventos públicos poderão verificar por meio do código HES (Life Fits Into Home, em turco “Hayat Eve Sığar”) dos visitantes – o sistema de rastreamento de contato do coronavírus – se eles foram vacinados ou se recuperaram de uma infecção.
Além disso o aplicativo indica se a pessoa é considerada cientificamente imune após ter a doença ou se tem um teste de PCR negativo antes das últimas 48 horas.
“Se a pessoa não tiver contraído a doença, ou não for vacinada, ou não tiver PCR negativo, ela não poderá participar dos eventos”, disse o comunicado.
Haverá também um requisito de teste PCR negativo para viagens intermunicipais de aviões, ônibus, trens ou outros veículos de transporte público, exceto veículos particulares, para pessoas não vacinadas ou que não se recuperaram de uma infecção.
O comunicado sublinhou que o elemento “mais poderoso” na luta contra a pandemia e para minimizar o risco que o vírus representa para a saúde e ordem públicas é a vacinação realizada de forma voluntária, assim como a higiene, o uso de máscaras e a adesão às práticas sociais regras de distanciamento.