UBRAFE apresenta os destaques do 91º Congresso da UFI

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A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) marcou presença durante o 91º Congresso Global da UFI, realizado em Colônia, na Alemanha.

A delegação brasileira foi formada por oito profissionais de renomadas organizações. Entre os participantes, estavam representantes da UBRAFE, Expo Center Norte, Emme, Nürnbergmesse Brasil, Koelnmesse Brasil, Fulstandig e HPM.

Essa participação evidenciou o empenho do Brasil em estabelecer parcerias estratégicas, ampliar sua presença no cenário internacional atraindo novos eventos para o país, e impulsionar o crescimento global do setor de feiras e eventos.

O evento, realizado de 20 a 23 de novembro, foi palco para discutir tendências, inovações, trocar conhecimentos e estabelecer conexões globais na indústria de exposições.

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O encontro anual reuniu mais de 500 participantes, de 50 países, incluindo líderes do setor de eventos, representantes das 30 principais venues, representantes dos 20 maiores organizadores de feiras e executivos de mais de 78 associações de classe.

Considerado como um dos mais importantes eventos do setor, o 91º Congresso Global da UFI promoveu discussões sobre eficiência, sustentabilidade e o impacto econômico das feiras.

A UBRAFE destacou cinco pontos essenciais abordados durante o encontro, que também marcou o anúncio de mudanças estratégicas na estrutura da UFI, prestes a completar 100 anos.

Crescimento do Mercado Global e Perspectivas

O setor global de eventos demonstra recuperação sólida, apesar dos impactos do pós-pandemia, ainda em 2023, com reagendamentos de eventos de 2020/21/22, em especial no 1º semestre.

Do ponto de vista de faturamento, o setor superou em 2023 os números de 2019 mesmo levando se em conta a inflação do período.

As expectativas para 2024 são positivas. A UFI prevê um aumento mínimo de 17%, para o mercado global de eventos, e estes números fechado serão divulgados até março 2025.

Este crescimento está impulsionado pelo lançamento de novos eventos, especialmente nos setores de tecnologia e inovação.

A criação de novos formatos de eventos, como os Meet ups, também prometem movimentar o setor nos próximos anos.

Mudanças Estratégicas na UFI

Durante o congresso, foram anunciadas mudanças estruturais na UFI. O executivo Chris Skeith assumirá como CEO a partir de janeiro de 2025, trazendo uma década de experiência na AEO (Associação de Organizadores de Eventos do UK), na Inglaterra.

Além disso, a UFI, que completa 100 anos em 2025, está mudando sua sede para uma área moderna de negócios em Paris e reformulou seu sistema de associação.

Ele agora será baseado no faturamento e não mais somente no cálculo de metros quadrados comercializados, refletindo a evolução dos eventos B2B que apresentam novas fontes de receitas como patrocínios, matchmaking e serviços verticalizados.

Concorrência Global para Atração de Eventos B2B

A disputa por eventos B2B está cada vez mais acirrada. Países como Arábia Saudita e Hong Kong anunciaram investimentos significativos para atrair feiras e congressos, oferecendo incentivos financeiros robustos.

A Arábia Saudita, por exemplo, destinou US$ 150 milhões para atrair eventos MICE (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), enquanto uma venue/recinto de Hong Kong anunciou o investimento de US$ 60 milhões.

A infraestrutura de qualidade é considerada fundamental, mas agora conta com fortes incentivos em alguns países.

Sustentabilidade como Pilar do Setor

Soluções como sistemas construtivos de stands reutilizáveis, que reduzem o tempo de montagem e a consequente pegada de carbono de fornecedores envolvidos, foram amplamente discutidas.

Também foi apresentado um estudo promovido pela Associação das Feiras de negócios da Alemanha (AUMA), destacando as feiras e eventos de negócios como hubs, promovendo encontros setoriais, evitando múltiplas viagens comerciais e contribuindo para uma redução significativa nas emissões.

 A sustentabilidade tornou-se mais que uma meta no setor, mas uma estratégia consolidada e com diversas ações a serem implementadas pelo setor em todo mundo através do projeto NET ZERO CARBON EVENTS (NZCE) iniciativa global da UFI.

A importância definitiva do Face-to-Face (F2F)

O valor dos eventos presenciais foi reforçado com a metáfora das “bolhas de sabão”, apresentada pelo professor e consultor italiano Enrico Gallorini, que também lançou seu livro “In Person”.

Ele destacou que cada “bolha de sabão” é estruturada e representa uma feira acontecendo, dentro de um setor da economia.

Gallorini afirma que as feiras são encontros efêmeros, mas altamente impactantes, reunindo comunidades de negócios em um ambiente único e que, em determinado momento, acabam.

A interação face-to-face possibilita e promove oportunidades de networking e negócios que não são replicáveis no ambiente virtual, consolidando a relevância desses eventos como catalisadores econômicos e sociais.

O próximo Congresso Global da UFI será realizado de 19 a 22 de novembro de 2025, no AsiaWorld-Expo, em Hong Kong.