A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) esteve presente na WTM Latin America, principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina.
A associação participou do lançamento do Programa de Captação de Eventos Internacionais da Embratur, que fomenta e apoia a realização de eventos internacionais no Brasil.
A iniciativa contemplou uma Cerimônia de Assinatura simbólica dos Acordos de Cooperação Técnica, firmado entre a Embratur e entidades representativas do setor MICE, conhecido no Brasil como setor de Turismo de Negócios e Eventos.
Para Paulo Ventura, Presidente da UBRAFE, esse é um momento importante, pois demonstra que as políticas públicas da Embratur estão voltadas também para o segmento geral de negócios e MICE.
“O Brasil vai muito além de sol e praia, conta com importantíssimos eventos para todos os segmentos, trazendo diversos turistas de negócios, todos os anos”, afirma Ventura.
“Estamos dando um passo muito importante em prol do turismo de negócios no país, um segmento tão forte, mas tão mal explorado”, completa.
Ventura reforça que a proposta da UBRAFE é atrair mais expositores e visitantes internacionais para que também possam adquirir itens produzidos no Brasil.
“Os eventos com foco em negócios são responsáveis por impulsionar a economia do nosso país e, por isso, é muito bom ter a Embratur apoiando e trocando informações com o nosso setor”, completa.
O Barômetro Eventos B2B da UBRAFE é um dos índices mais confiáveis do setor de eventos, pois consolida a quantidade de eventos com foco na geração de negócios, por enquanto na cidade de São Paulo, que sozinha representa 70% do mercado nacional desses tipos de eventos.
Seu levantamento registrou um impacto de R$ 9,3 BI na economia da cidade de São Paulo, 7 milhões de participantes únicos em um ano e um total de 1.286 eventos de grande porte em 2023 – primeiro ano completo que o setor não sofreu os impactos da crise sanitária (covid-19).
Hoje a UBRAFE possui a consolidação dos números de eventos realizados em São Paulo e anuncia o início de um novo Barômetro Eventos B2B na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Embratur.
Esse será o primeiro ano do barômetro nessa cidade, com ampliação também prevista para as cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre.