A União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) e a Prefeitura de São Paulo assinaram na tarde desta quinta-feira (5), na sede do poder municipal da cidade, um “Protocolo de Intenções”.
O documento tem como objetivo impulsionar e fortalecer o setor de feiras e eventos de negócios na Cidade de São Paulo.
Além do prefeito Ricardo Nunes, estiveram presentes no encontro o presidente da UBRAFE e diretor-superintendente do Expo Center Norte, Paulo Ventura, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso; o Primeiro Vice Presidente da UBRAFE, Abdala Jamil Abdala; o Vice Presidente Administrativo Financeiro da UBRAFE e CEO da Fiera Milano no Brasil, Maurício Duval Macedo; o Vice Presidente da UBRAFE e Diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, Winston Chagas; e o Consultor da UBRAFE, Armando Arruda.
O Secretário de Turismo, Rodolfo Marinho da Silva; a Coordenadora de Desenvolvimento Econômico (CDE/SMDET), Júlia da Motta; o Chefe de Gabinete da SP Negócios, João Manoel Barros; e a Diretora de Exportação da SP Negócios, Márcia Gomide, e o vereador Rodrigo Goulart, também participaram do encontro.
Além de serem apresentados números da importância das feiras de negócios para a economia da cidade de São Paulo e do Brasil, foram destacados os principais objetivos do “Protocolo de Intenções”:
– Estimular ações para fomentar e impulsionar o setor de feiras e eventos na cidade de São Paulo
– Promover o desenvolvimento de atividades relevantes para impulsionar a realização de feiras e eventos na cidade de São Paulo;
– Fomentar o setor produtivo para atração de novas feiras e eventos;
– Propiciar o desenvolvimento econômico local a partir da realização de feiras e eventos de maneira descentralizada;
– Promover a divulgação das feiras e eventos realizados na cidade de modo a impulsionar o turismo de negócios nacional e internacional;
– Fomentar a articulação entre os atores do setor para promoção de novos negócios.
Para atingir estes objetivos, as propostas apresentadas e assinadas na prefeitura são:
– Mapear de forma mais detalhada os impactos do setor para a economia da cidade, identificando oportunidades e desafios (SMDET – Observatório do Trabalho/FIPE)
– Ampliar a internacionalização do setor, apoiando a vinda de mais expositores e compradores estrangeiros para os eventos na Cidade (São Paulo Negócios)
– Selecionar eventos estratégicos para oferta de pontos de atendimento a empreendedores, com o intuito de atrair investidores, estimular potenciais empreendedores e oferecer serviços a MPEs (São Paulo Negócios, Adesampa e parceiros)
– Promover interface conjunta com entidades setoriais e organizadores, apresentando a economia paulistana e suas potencialidades, buscando atrair eventos e investimentos para a cidade (SMDET/ São Paulo Negócios/ SMTUR)
– Criar estratégia “Fique mais um dia” com os organizadores de eventos (SMTUR/SMDET/Câmara Temática de Turismo e Gastronomia)
“Hoje demos o primeiro passo para uma aproximação com o poder público em São Paulo. Queremos, e precisamos, ter números do setor, comprovar o nosso tamanho e contar com a chancela do poder público”, explicou Ventura.
Com os dados em mãos, o próximo passo será distribuir estes números consolidados para o Estado de São Paulo e depois para todo o Brasil através governo federal.
“Queremos liderar uma campanha para transformar cada vez mais a cidade de São Paulo como uma cidade que abraça as Feiras, Congressos e Eventos”, finaliza o presidente da UBRAFE.