UBRAFE inicia as comemorações pelos seus 30 anos e apresenta Calendário de Feiras 2016

Anúncio

Na manhã desta segunda-feira (28/09) a  União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) realizou a apresentação do Calendário UBRAFE – Principais Feiras de Negócios do Brasil 2016 no São Paulo Exhibition & Convention Center. O evento contou com a presença de grandes nomes ligados ao setor como Sergio Pasqualin (ABVET), Tarso Jordão (Grafite Feiras), Mauro Jordão (Laço), Francisco Santos (Couromoda), Damien Timperio (São Paulo Expo), Winston Chagas (Centro de Convenções Frei Caneca), Jorge de Souza (Sindiprom), Milena Palumbo (Riocentro), Paulo Octavio (Reed Exhibitions Alcantara Machado), Ladislau José de Souza (Sindieventos), Arthur Repsold (Gl Events), José Rafael Guagliardi, entre outros.

Diversos presidentes de associações e entidades, bem como o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena estiveram presentes para acompanhar o lançamento do calendário.

Anfitrião do evento, Arthur Repsold abriu as solenidades e apresentou as implementações que já foram realizadas no São Paulo Expo. Em estágio avançado, o novo pavilhão será entregue no dia 24 de abril de 2016. Já o estacionamento – um edifício garagem de 7 andares – tem previsão de inauguração para o dia 14 de novembro deste ano. “Sabemos que estas condições (crise) são passageiras. Não mudamos em nada nosso investimento e seguimos acreditando no Brasil”, afirmou Arthur.

Além de apresentação do calendário, a manhã desta segunda marcou o início das festividades pelos 30 anos da UBRAFE, que serão completados em 2016. Marcelo Vital Brazil, Presidente do Conselho da UBRAFE lembrou este momento e após agradecer a presença de todos, mostrou no telão a ata de fundação da entidade. Marcelo afirmou ainda que o País não fica devendo em nada para as feiras realizadas no exterior. O dirigente aproveitou ainda para anunciar as duas novidades que o calendário traz para 2016: Sinopse dos promotores de feiras e um especial que traz as 100 principais feiras de agronegócios do Brasil.

Anúncio

“O governo de São Paulo tem muito respeito por este setor e temos a intenção de nos aproximar ainda mais, realizando reuniões com os agentes envolvidos nas feiras de negócios para alinharmos com as demandas do setor”, afirmou Roberto de Lucena.

O evento ainda contou com a Cerimônia de formatura dos primeiros profissionais brasileiros com o CEM – certificação em gestão de feiras em turma aberta no Brasil. Os primeiros 6 profissionais brasileiros que realizam esta certificação subiram ao palco e receberam pelas mãos do representante da IAEE e de  Armando Arruda Pereira de Campos Mello, Presidente-Executivo da UBRAFE, o seu Certificado CEM, passando deste modo a pertencer a um grupo restrito de profissionais de excelência com elevada qualificação e reconhecimento em Feiras e Eventos a nível mundial.

O evento terminou com a palestra “Feiras de Negócios: Um olhar científico”.

Feiras de Negócios em 2016

No ano que vem a entidade catalogou 220 feiras, que movimentarão 50 segmentos em 32 setores da nossa economia.  Serão 2.600.000 m² de ocupação/ano, uma visitação de 4 milhões e 300 mil pessoas e cerca de 32 mil expositores nacionais. A UBRAFE realizou ainda uma pesquisa – realizada entre agostos de 2014 até o mesmo mês em 2015. Ela mostra que o público das feiras brasileiras é formado por 48% de visitantes, 30% de expositores, 18% de fornecedores e 4% de outras promotoras que realizam seus próprios eventos.

 Outro dado interessante apresentado foi o que buscam as empresas que participam das feiras. A pesquisa apontou que 56% desejam captar novos clientes, 15% divulgar novidades e 11% fortalecerem o relacionamento já existente com seus clientes – o restante apontou “outros motivos”.  O levantamento discorre ainda sobre a frequência destas empresas em feiras: 48% participam de 2 a 5 feiras por ano; 36% de 1 feira por ano; 15% de mais de 5 feiras por ano.