A primeira Conferência Latino-Americana da UFI foi a oportunidade perfeita para os participantes discutirem estratégias comuns para diferentes realidades na América Latina. Ao todo 14 palestrantes de todas as Américas compartilharam suas percepções e experiências com o público, enquanto sessões de trabalho e o networking durante o evento proporcionaram um tempo valioso para conversas focadas e discussões adicionais. Cerca de 120 delegados de 16 países compareceram.
“Esta conferência superou nossas expectativas como o primeiro grande evento da UFI focado na América Latina. É ótimo ver que o trabalho que temos junto com a equipe da UFI valeu a pena”, diz Pepe Navarro, diretor geral da E.J. Krause Tarsus de Mexico e Presidente do Capítulo da UFI América Latina.
Como a conferência aconteceu no aniversário do terremoto ocorrido em 2017 na Cidade do México, a palestra de abertura concentrou-se no modo como os organizadores de eventos e centros de convenções reagiram a este conturbado período. Jaime Salazar (CEO da UBM México), Michael Ryan (Diretor de Exposições do Grupo da FESPA) e Ed Kelley (Diretor Geral do WTC México) compartilharam suas experiências junto com Juan Gabriel Tamez (Diretor Geral da Expo Guadalajara).
Outra palestra importante chamada “Expos em tempos de crise” focou nos altos e baixos da América Latina, com os líderes da indústria da região compartilhando como as crises econômicas e monetárias influenciaram a indústria de exposições, e quais lições e aspectos positivos que a indústria pode tirar disso.
Juan Pablo de Vera (vice-presidente sênior para a América Latina da Reed Exhibitions) e Marco Basso (presidente da Informa Brasil) deram a perspectiva brasileira, enquanto Marcos Gottfried (CEO da Tradex Exposiciones) acrescentou sua experiência mexicana.
Uma declaração comum foi a de que os organizadores de feiras na América Latina são, provavelmente, os especialistas mais experientes do setor em todo o mundo quando se trata de flexibilidade e capacidade de responder e superar situações de crise.
Outras apresentações foram focadas em transformação digital na América Latina, melhores práticas do México e oportunidades de negócios para empresas latino-americanas nos EUA. A conferência fechou com o especialista em tecnologia e investidor Marco Giberti (CEO da Vesuvio Ventures), que falou sobre o impacto que a ruptura digital pode ter sobre a indústria de exposições.
Os participantes puderam baixar as apresentações dos palestrantes no local usando a tecnologia Poken. Para os membros da UFI, todas as sessões gravadas estarão disponíveis em breve na seção de membros no site www.ufi.org.
“Como o número de membros da UFI na América Latina está crescendo de forma constante, estamos muito felizes por podermos expandir nossos serviços e atividades aqui. Há um ano, pudemos trazer Ana-Maria Arango como Gerente Regional e abrir nosso escritório regional. Agora, menos de doze meses depois, já organizamos nosso primeiro grande evento para a região. Estamos ansiosos para trabalhar com a indústria e as associações na região para oferecer um suporte mais amplo para seus negócios”, diz Kai Hattendorf, Diretor-Geral e CEO da UFI.
A UFI co-localizou esse evento com o XXI Congresso AMPROFEC, onde a UFI também organizou uma sessão e realizou uma reunião para seus membros. A conferência inaugural da América Latina foi realizada pela AMPROFEC e aconteceu no World Trade Center, na Cidade do México.
Ele também foi apoiado pelos Patrocinadores Diamante da UFI: o Departamento de Convenções e Exposições da Tailândia (TCEB) e os Especialistas em Experiência Global (GES). Uma ampla gama de patrocinadores também apoiou o evento.
Detalhes completos da Conferência UFI Latino-Americana 2018 podem ser encontrados no site do evento: www.ufi.org/mexico2018.