A UFI, associação global da indústria de eventos, fez um levantamento de como o setor está enfrentando a pandemia do COVID-19 na América Latina. A pesquisa lista o apoio dos governos dos países latino-americanos às empresas em geral e à indústria de exposições, reunindo exemplos de apoio financeiro e outras medidas que já estão sendo implementadas – ou em processo de “luta” para serem conquistadas.
Os eventos, em especial às feiras, são os meios mais rápidos para acelerar a recuperação econômica depois que a crise do coronavírus passar. O levantamento também listas exemplos de como a indústria de exposições pode suportar essa crise e colaborar convertendo os centros de convenções em hospitais temporários.
País: Argentina
Programa governamental/solicitações: Petição em andamento junto a Câmara de Turismo Argentino para apoio do governo à indústria do turismo por meio de medidas de apoio, linhas de crédito e etc.
Apoio da indústria de eventos: O centro de convenções Tecnopolis está sendo convertido em um hospital com 2.500 leitos em seus 20.000 m² para tratar pacientes não complexos. O equipamento ainda não está sendo usado para esse fim. O Espacio Duam (Província de Neuquen) já foi definido como uma instalação médica de 300 leitos para tratar pacientes não complexos. O equipamento ainda não está sendo usado para esse fim. O Centro de Convenções de Salta será um hospital com 140 camas para tratar pacientes em recuperação. Os centros de convenções La Rural e Costa Salguero ofereceram suas instalações ao governo da Argentina caso precisem. Ainda não foram requisitados.
País: Bolívia
Programa governamental/solicitações: Diversas medidas para apoiar as empresas do setor como flexibilidade em impostos e pagamentos de empréstimos.
Apoio da indústria de eventos: O espaço de evento Feicobol será usado como centro de logística e suprimentos. Já o Fexpocruz instalará um pavilhão de 3.000 m² para atender pacientes COVID19.
País: Chile
Programa governamental/solicitações: Diversas medidas para apoiar as empresas do setor
Apoio da indústria de eventos: O centro de convenções Espacio Riesco já está definido como hospital com 3.000 para tratar pacientes que não tenham COVID19.
País: Colômbia
Programa governamental/solicitações: O governo colombiano abriu uma linha de crédito especial para o turismo e indústria de eventos
Apoio da indústria de eventos: O centro de convenções Corferias (Bogotá) já está definido como um hospital com 500 leitos para tratar pacientes que não tenham COVID19. Outras 4.500 camas deverão ser instaladas nos próximos meses. O Plaza Mayor Medellin (Medellin) ofereceu seu local para apoiar o governo na crise. Já o Expofuturo (Pereira) foi definido como uma unidade de saúde para tratar pacientes sem COVID-19
País: Costa Rica
Programa governamental/solicitações: Medidas diferentes para apoiar as empresas (por exemplo, suspensão de contratos e menos horas de trabalho diárias reduzindo os salários)
Apoio da indústria de eventos: O Costa Rica Convention Center implementou uma plataforma de colaboração virtual que oferece networking e educação para os desempregados.
País: Equador
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas como flexibilidade em impostos e pagamentos de empréstimos.
Apoio da indústria de eventos: O Centro de Convenções Metropolitano (Quito) estará pronto no dia 7 de maio como uma unidade de saúde com 400 leitos para tratar pacientes de média complexidade do COVID-19. Outros 5 espaços de eventos, em 4 cidades do Equador, estão contemplando a opção de se tornarem unidades de saúde: Quito (Centro de Exposições e Quórum CC), Guayaquil (ExpoGuayaquil), Loja (Expo Lola), Ambato (Ambato Convention Center)
País: El Salvador
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas
Apoio da indústria de eventos: Um novo hospital está sendo construído dentro do estacionamento do CIFCO, com 2.000 leitos e uma unidade de UTI. Projeto a ser concluído no final de abril.
País: Guatemala
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas
Apoio da indústria de eventos: O Parque da Indústria da Guatemala está preparado para ser usado como hospital se o país ultrapassar mais de 8.000 casos.
País: Honduras
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas
Apoio da indústria de eventos: O Expocentro (San Pedro Sula) já se estabeleceu como uma unidade de saúde com 400 leitos para atender pacientes com COVID-19
País: México
Programa governamental/solicitações: O governo nacional está trabalhando em um pacote de emergência de MX$ 25,00 milhões para apoiar um milhão de pequenas e médias empresas de todos os setores.
Apoio da indústria de eventos: O Expo Guadalajara converteu-se como um centro de coleta de alimentos. O Centro de Convenções Queretaro já está definido como uma instalação temporária para pacientes em recuperação do COVID19 Já o Centro de Convenções de Chiapas será uma instalação temporária para o tratamento de pacientes com COVID-19. O mesmo acontece com o Centro de Convenções de Mérida, Yucatan Siglo XXI, que já está definido como uma instalação temporária para tratar até 500 pacientes. O Citibanamex (Cidade do México) tornou-se uma instalação temporária de 500 camas para o tratamento de pacientes com COVID-19.
País: Panamá
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas
Apoio da indústria de eventos: O estacionamento do Centro de Convenciones Amador já está sendo usado como local para realizar testagem para COVID-19.
País: Paraguai
Programa governamental/solicitações: A lei nacional de emergência contempla US$ 400 milhões para apoiar o setor privado.
Apoio da indústria de eventos: O Centro de Convenções Conmebol converteu-se em instalação hospitalar temporária para o tratamento de pacientes com COVID-19
País: Peru
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas
Apoio da indústria de eventos: sem informações
País: Uruguai
Programa governamental/solicitações: Diferentes medidas para apoiar as empresas
Apoio da indústria de eventos: A Antel Arena ofereceu seu espaço para apoiar o governo nacional na crise. Nenhum pedido do governo ainda foi feito para implantar esse tipo de instalação. O Predio Rural del Prado já está sendo usado como unidade de saúde com 100 leitos. O Centro de Convenções Punta del Este também ofereceu suas instalações ao governo. Nenhum pedido do governo ainda foi feito para implantar um hospital na instalação.
Mais informações em www.ufi.org/coronavirus