Derrubar as barreiras entre o mundo físico e o digital – esse é o desafio e o propósito da jornada phygital. O termo, em inglês, reúne esses dois universos e foi primeiramente aplicado como estratégia no varejo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Adyen, 91% dos participantes defendem que a flexibilidade entre ambientes físicos e digitais deve seguir como tendência para os próximos anos.
Agora, uma parceria entre uMov.me e Prohub propõe transbordar o conceito também para a experiência de consumo audiovisual com a primeira edição do “Pontes para o Futuro”.
O evento ocorrerá no dia 16 de dezembro, a partir das 13 horas, na ProHub Arena (Rua Professor Cristiano Fischer, 464).
“A tecnologia sempre serviu de ponte para transformar sonhos e ideias em realidade, potencializando a capacidade das pessoas”, comenta Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me e um dos criadores do projeto.
“Quando a juntamos com a criatividade de forma colaborativa, quando unimos o físico e o digital através de vivências únicas, quando conectamos empresas em prol da transformação e do benefício de todos, criamos não apenas uma transformação pontual, mas um movimento contínuo de transformação e geração de valor. Estamos muito felizes de poder fazer parte deste movimento”, completa.
Quebrando barreiras entre videocasts e a audiência
O mercado de podcasts e videocasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 1ª colocação no ranking mundial de ouvintes, conforme o relatório Data Reportal 2023.
O estudo estima ainda que quase 78 milhões de pessoas sejam consumidoras desse tipo de programa, o que representa cerca de 36% da população do País.
O “Pontes para o Futuro” pretende aproximar alguns dos videocasts locais mais conhecidos dos seus públicos em um dia cheio de atrações, oferecendo as experiências dos mundos físico e digital a quem participar.
A Prohub Arena estará dividida em dois estúdios e um palco especial com programas temáticos:
– Mais de 40 convidados, entre hosts, speakers e palestrantes, abordarão assuntos como cultura, tecnologia, marketing, esporte, universo feminino, arte, entre outros.
Neste dia, os participantes do evento poderão assistir às transmissões e também interagir com os convidados.
Além disso, os programas serão transmitidos ao vivo diretamente da Prohub Arena nos próprios canais.
“De forma prática, o ‘Pontes para o Futuro’ mostra que a transformação digital é a nossa realidade e somar esforços é o caminho para construirmos um mundo melhor juntos”, explica Victor Abs, CEO da Prohub e um dos idealizadores do evento.
“Por isso, derrubamos as barreiras entre os programas e trouxemos as pessoas para interagir também fisicamente, associando cada videocast a assuntos da atualidade com a nossa curadoria”, conclui.
Cristiano Dias, sócio da Prohub e um dos criadores do projeto, acrescenta que os brasileiros escutam uma média de 7,5 horas de podcasts e videocasts por semana, segundo uma pesquisa recente do Spotify.
“Mais do que tendência, já se tornou um hábito. Então, qual o próximo passo? Nós estamos propondo pontes entre esse gosto adquirido e as pessoas com a jornada phygital”, diz.
Marcelo Paes, empreendedor parceiro da iniciativa, comenta que o processo criativo do projeto já foi uma experiência inspiradora.
“Entendemos que isso deva transcender para a sociedade. Ser pontes para o futuro deveria ser uma missão particular de todos”, afirma.
“Aproximar Prohub e uMov.me para juntas criarem o novo é parte de um trabalho que apenas se inicia: a transformação digital a partir da transformação humana”, projeta.
Lançamento da Prohub Arena
O evento marca ainda a nova fase do espaço localizado na Rua Professor Cristiano Fischer, que passa a se chamar Prohub Arena, em uma parceria inédita entre o hub de videocasts e a uMov.me.
Conforme a organização, a nova iniciativa quer revolucionar a forma e o conteúdo, porém manter a missão de promover o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação através da geração de novas conexões de confiança.
“É uma missão que vai além do espaço físico, é uma plataforma multifuncional que abraça o conceito phygital em uma variedade de canais”, afirma Trevisan.
“A gente acredita que a experiência humana potencializa essa criatividade pela tecnologia para os negócios, permitindo que o conhecimento seja compartilhado de uma forma inovadora”, finaliza.
SERVIÇO
Dia 16 de dezembro (sábado)
A partir das 13 horas
Ingressos: entrada gratuita
Inscrições em: https://www.sympla.com.br/pontes-para-o-futuro__2272099