A Emerald X, organizadora da Outdoor Retailer, bateu o martelo e irá transferir suas duas feiras de Denver, no Colorado, de volta para Salt Lake City, em Utah.
A feira que traz um impacto anual de US$ 45 milhões deixou Utah em 2017, depois que pesos pesados da indústria criticaram os líderes do estado por apoiar a redução de monumentos nacionais protegidos pelo governo federal. Ele retornará à sua casa com o Snow Show de janeiro de 2023.
A Emerald X anunciou o retorno a Salt Lake City nesta quarta-feira (23) através de um comunicado publicado no site da feira. A organizadora disse que a feira está retornando a Utah “com o compromisso de efetuar mudanças significativas”.
Utah começou a cortejar a Outdoor Retailer no ano passado, quando a Emerald X começou as negociações para um novo contrato com a Visit Denver, a agência de convenções e turismo da cidade.
“Na realidade, sair depois de 2017 não trouxe a mudança que esperávamos. Acreditamos firmemente que permaneceremos engajados e contribuiremos coletivamente para a discussão em andamento, não importa quão difícil seja”, apontou o comunicado.
O Colorado se posicionou como um centro da indústria de atividades ao ar livre quando Outdoor Retailer aterrissou no estado em 2017. O apoio do Colorado às terras públicas ajudou a garantir um contrato de cinco anos da feira com Colorado Convention Center de Denver.
Pesos pesados dessa indústria – como REI, The North Face e Patagonia -prometeram no início deste ano boicotar a feira se Emerald X voltasse para Salt Lake City.
A oposição do estado à restauração dos monumentos nacionais Bears Ears e Grand Staircase-Escalante pela administração Biden constitui “ataques a monumentos nacionais e proteções de terras públicas”, diz um comunicado assinado por 24 empresas de atividades ao ar livre em fevereiro, todas prometendo não retornar a Salt Lake City.
“Nossa posição sobre a localização da feira Outdoor Retailer permanece clara e inalterada: a feira pertence a um estado cujos altos funcionários valorizam e buscam proteger terras públicas”, disse o CEO da Patagonia, Ryan Gellert.
À medida que mais pesos pesados da indústria prometiam boicotar Utah, fabricantes e líderes da indústria ao ar livre começaram a falar sobre um evento de substituição. Talvez algo que pudesse incluir consumidores, com filmes, música e seminários.
A ideia é que estas empresas possam criar um evento que atraia consumidores – não apenas especialistas em negócios – para destacar o trabalho da indústria em torno do clima, terras públicas e diversidade e equidade ao ar livre.
Realizado em janeiro deste ano, a Outdoor Retailer Snow Show era uma sombra do que já foi um dia, com presença anêmica em comparação com dezenas de milhares de participantes que o frequentavam antes da pandemia. A edição Summer Market da Outdoor Retailer está marcada para os dias 9 e 11 de junho de 2022, ainda em Denver.