VegFest 2022 reforçou vocação de levar o movimento vegano para a sociedade

Anúncio

A edição deste ano do Vegfest foi uma das mais celebradas pelo movimento vegano que só cresce no Brasil. A 9ª edição foi realizada no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo.

Entre os dias 08 e 11 de dezembro, o evento reuniu um público de 7 mil visitantes e congressistas, com mais de 30 horas de conteúdos e a mostra de 119 marcas expositoras.

O VegFest foi muito além de questões alimentares, e deu voz a discussões sobre dois temas extremamente importantes como o direito dos animais e a preservação ambiental.

“Ou seja, traduziu a pluralidade e a conexão entre diversos movimentos que ganham importância na sociedade brasileira”, como afirmou Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira — SVB, organizadora do evento em parceria com a Francal Feiras.

Anúncio

Desta forma, o Vegfest 2022 mostra que o público está cada vez mais engajado com a causa vegana e dos animais.

Nesta edição, visitantes de todos os estados brasileiros puderam interagir entre si e com chefs reconhecidos nacionalmente, além de palestrantes brasileiros e estrangeiros, entre nutricionistas, nutrólogos, ativistas, culinaristas, empreendedores, influencers, atletas, médicos, artistas, advogados e juízes.

O evento também ofereceu outras experiências ao público com atividades realizadas na quadra poliesportiva, sessões de yoga e acroyoga, cozinha show e escape room.

Destaque para a participação do Clube Laguna, primeiro time vegano do Brasil e a confraternização na Balada VegFest.

Para o presidente da SVB, o VegFest foi um sucesso que só será dimensionado nas próximas semanas quando a entidade se debruçará sobre os dados coletados.

“Tínhamos uma expectativa muito grande e que foi atingida no desenrolar do evento”, aponta. Esse resultado, para Laurindo, projeta um futuro promissor de expansão da causa.

“O veganismo no Brasil e no mundo é inevitável, a questão é saber se esse processo será mais ou menos rápido a partir de agora”, acrescentou.

Já Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras, resumiu em duas palavras os resultados do VegFest 2022.

“Felicidade pela realização das marcas apostando neste produto e gratidão por entregar um evento tão cheio de novidades”, afirmou a executiva.

“Também pelo público que veio em busca de informações, disposto a conhecer melhor o movimento e os produtos expostos na feira. Muitos expositores zeraram seus estoques”, completou.

Valeska lembrou que a organização também vive os sonhos dos expositores. “Por isso temos satisfação em ver que tiveram resultados tão positivos. Que venha 2023”, concluiu.

CONGRESSO REÚNE PESSOAS DE TODO O PAÍS

Mais de 100 palestrantes participaram do IX Congresso Vegetariano Brasileiro que reuniu conteúdos nas áreas de gastronomia, saúde, meio ambiente, empreendedorismo, ética e direito animal.

Nomes como do médico Eric Slywitch, autor do Guia de Nutrição Vegana da União Vegetariana Internacional (IVU), do Juiz Federal de Curitiba, Vicente de Paula, dos atores Rodrigo Dorado Starck e Emiliano D’Ávila, entre outros, debateram questões legais, de saúde e as dificuldades da comunidade vegana furar a bolha.

Crianças veganas, cuidados com a saúde das gestantes e as formas de introduzir o veganismo na infância, assim como a saúde e a proteção animal, foram outros temas de debates e palestras.

RECEITAS VEGANAS

Chefs profissionais e culinaristas se revezaram na Cozinha Show, palco montado na área de exposição, para apresentarem receitas veganas e contar suas histórias de superação ao mudarem de hábitos.

A iniciativa agradou ao público, que lotou o espaço nos quatro dias para conhecer a produção de bobó de pequi com grão de bico, ceviche de banana verde e Patê de Banana Verde, por exemplo.

Sabores surpreendentes como a feijoada do Laguna, que utilizam jaca e berinjela, além de doces como o bolo de banana verde proteico, bolo de banana com “doce de leite” e crocante de castanhas, foram servidos diariamente aos visitantes.