Um dos festivais mais tradicionais e icônicos do país, o Rec-Beat anuncia a programação completa da sua 28ª edição, marcado para 10 a 13 de fevereiro de 2024.
Conhecido pelo pioneirismo em reunir diferentes cenas e gêneros musicais em pleno Carnaval do Recife, o evento recebe, em seus quatro dias de duração, uma intensa programação.
As atrações são gratuitas e incluem artistas nacionais, novos talentos locais, além de sete atrações internacionais que estreiam no Brasil.
Aproximando-se de três décadas de existência e agora reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, o Rec-Beat tem sido um farol de inovação ao promover encontros entre diversas gerações, origens e ritmos em plena folia recifense.
Com uma curadoria atenta às tendências sonoras globais, a programação deste ano produz intercâmbios entre produções nacionais e experimentações musicais de artistas da África, Europa e América do Sul.
O line-up destaca ainda novos trabalhos de mulheres que refletem a pluralidade da música contemporânea brasileira, e também impulsiona talentos locais.
“Há no Rec-Beat uma busca incessante por novas experiências sonoras que encontram no ambiente libertário, democrático e inclusivo do Carnaval, um território perfeito para a celebração da música e dos encontros entre as pessoas”, diz o criador e curador do Rec-Beat, Antonio Gutierrez, o Gutie.
“Ao lado de nomes conhecidos, aparecem as novidades nacionais e internacionais com propostas que ampliam as experiências dos foliões para além de suas expectativas”, completa.
IDENTIDADE VISUAL
A identidade desta 28º edição é assinada por Afro’G, jovem artista plástico e grafiteiro do Recife. Em suas obras, o artista encontra inspiração no “afromodernismo”, uma fusão entre elementos futuristas, a negritude e suas vivências.
Em diálogo com o festival, Afro’G explorou as intersecções entre as potencialidades da cultura Hip Hop e as particularidades da sua criação artística.
“Dentro do afromodernismo pensei em trazer para essa arte elementos modernos e antigos, que fazem parte de uma cultura importante para a história da música, que é o Hip Hop e suas vertentes, representando diversidade e diversão”, explicou o artista.
Como festival, o Rec-Beat teve suas primeiras edições em Olinda, logo passando a ser realizado no sítio histórico do Recife onde viria a se tornar um festival gratuito dedicado a incendiar a programação noturna do carnaval.
A partir daí, o evento se consolidou como um dos mais pioneiros e originais do país, com uma proposta curatorial ousada que sempre busca apresentar artistas e shows inéditos ao público.
Como consequência desse sucesso, o Rec-Beat também vêm se expandindo territorialmente. Nos últimos anos, o selo esteve presente com edições especiais em cidades como:
– Curitiba (PR), Fortaleza e Sobral (CE), João Pessoa (PB), Caruaru (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO
10 de fevereiro – sábado
19h00 – BJ3 (PE)
19h30 – LOA MALBEC (Colômbia)
20h40 – IVYSON (PE)
21h50 – WALTER DE AFOGADOS (PE)
23h10 – DJ K O BRUXO (SP)
00h30 -VANDAL (BA)
11 de fevereiro – domingo
19h00 – KAI (PE)
19h30 – NAILSON VIEIRA (PE)
20h40 – MATEUS FAZENO ROCK (CE)
21h50 – EBONY (RJ)
23h10 – ASNA (Costa do Marfim)
00h30 – RICO DALASAM (SP)
12 de fevereiro – segunda
19h00 – DANDARONA (PE)
19h30 – YANNARA (PE)
20h40 – NIÑO DE ELCHE (Espanha)
21h50 – PÖ (Gana)
23h10 – ANA FRANGO ELÉTRICO (RJ)
00h30 – LETRUX (RJ)
13 de fevereiro – terça
19h00 – GENI (PE)
19h30 – AFOXÉ FILHOS DE DANDALUNA (PE)
20h40 – ECHOES OF ZOO (Bélgica)
21h50 – SARAH FARINA (Alemanha)
23h10 – ÁCIDO PANTERA (Colômbia)
00h30 – URIAS (MG)
SERVIÇO:
Data:10 a 13 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Local: Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Instagram: @recbeatfestival