O Conselho de Administração da Veronafiere Spa, presidido por Maurizio Danese, aprovou por unanimidade o Plano de Ação 2021-2024 para o reinício do Grupo Veronafiere.
A organizadora de feiras italiana apresentou suas ambições de uma rápida recuperação das perspectivas de crescimento e rentabilidade corporativa para os próximos anos.
Foi também proposta a iniciativa de aumento de capital de 30 milhões de euros. Nesse sentido, o Conselho de Administração convocou a Assembleia Geral para o início de abril de 2021.
“A indústria italiana de feiras, paralisada há mais de um ano, registrou perdas de faturamento de cerca de 80% em 2020, com picos de 100%”, comenta Danese, presidente da Veronafiere que desde julho do ano passado também é presidente da AEFI, a associação que representa as feiras italianas.
Em seu plano de ação a Veronafiere pretende reforçar seu posicionamento nos setores vitivinícola, agrícola e de design de mármores – onde a empresa já tem importantes feiras.
“Paralelamente, daremos continuidade ao programa de digitalização e integração dos formatos já iniciados. A crise acelerou um processo, que já estava em curso, de redefinição do modelo de negócio que visa o crescimento dos serviços de valor acrescentado para as empresas graças ao desenvolvimento da transformação digital”, completa Giovanni Mantovani, gerente geral da organizadora.
O programa de racionalização de custos também continuará sustentando o aumento gradual e gradativo da curva de receita e. A internacionalização continuará a ser um ativo fundamental no horizonte do plano.
Para conseguir tudo isso Veronafiere também está trabalhando em outras áreas prioritárias. Para Mantovani, existem duas transformações que a pandemia tornou inadiável
O primeiro é um salto cultural e na estrutura de competências internas, que se tornou necessário pelas descontinuidades que o digital está imprimindo nos modelos de negócios.
“O segundo diz respeito ao modelo ecossistêmico de inovação que se estrutura numa lógica de inovação aberta envolvendo universidades, a começar pela de Verona, centros de investigação e startups ligados às cadeias de abastecimento em que a Veronafiere é líder”, finaliza.