Veronafiere lança projeto Vinitaly USA 2024

Anúncio

Os Estados Unidos é o principal destino das exportações de vinho italiano com um valor de 1,8 mil milhões de euros em 2022. Um mercado exigente a ser gerido com consistência e atenção.

Com esse objetivo nasceu o projeto Vinitaly USA 2024, através de uma parceria com a International Wine Expo, evento B2B já enraizado há anos em Chigago, co-assinado este ano pela Vinitaly.

Entre os dias 22 e 23 de outubro, o evento contou com a participação de mais de 200 empresas representando 1.000 rótulos para degustação e criação de masterclasses e talks de sobre vinhos, com mais de 350 participantes entre importadores, grande varejo e profissionais do canal horeca.

“O trabalho de equipe ativado há algum tempo com as instituições deu-nos razão e podemos dizer que vencemos um importante e complexo desafio, agregar todos os projetos com a marca Vinitaly para criar um forte momento promocional a favor do setor vitivinícola italiano nos EUA”, sublinha o presidente da Veronafiere, Federico Bricolo.

Anúncio

A confirmação vem de Matteo Zoppas, presidente da ICE-Agenzia, que diz que as feiras são estratégicas para os negócios entre empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“E com a Vinitaly, que já vinha avançando com cautela neste mercado, o ICE está avaliando junto com os ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, para que todos estejam presentes em Chicago nos dias do evento. O projeto de tornar Vinitaly USA 2024 a principal data para este mercado fundamental”, afirma.

Uma ponte de feiras comerciais, portanto, que a partir de 2024 ligará permanentemente a Itália ao maior mercado de vinho do mundo.

A Vinitaly USA 2024 também seguirá as indicações do nascente comitê de importadores com quem a empresa compartilhará estratégias e interesses comuns para o desenvolvimento do vinho italiano.

“O objetivo é tornar ainda mais rentável a relação com o mercado, que manifesta grande atenção aos vinhos premium e ao mesmo tempo está sempre à procura de novas propostas”, explica o CEO da Veronafiere, Maurizio Danese.

“E a Itália com as suas 540 vinhas é capaz de oferecer uma escolha única no seu gênero, sendo capaz de satisfazer as necessidades do setor horeca, importadores e distribuidores de uma área geoeconômica que, segundo o nosso Observatório, crescerá até 2040 para um equivalente a 1,2 bilhões de garrafas”, completa.

A estreia da exposição da Vinitaly nos Estados Unidos nasceu graças à colaboração com a Italian Expo, a Câmara de Comércio Ítalo-Americana de Chicago e Centro-Oeste e a Agência ICE de Chicago e Nova York.

O jantar de gala do evento contou com a presença de personalidades de destaque, incluindo a Vice-Governadora do Estado de Illinois, Juliana Stratton, e o Secretário de Estado de Illinois, Alexi Giannoulias.

“No próximo ano, já estão previstos dois roadshows em Nova Iorque e Houston onde também estão programadas duas masterclasses lideradas por Ian D’Agata, para então regressamos a Chicago com a primeira edição da Vinitaly USA”, adianta o diretor comercial da Veronafiere, Raul Barbieri.

“Nesta ocasião também traremos a Mixologia para valorizar um segmento que está bem presente na Vinitaly em Verona e que também tem um potencial considerável nos Estados Unidos”, finaliza.