A Veronafiere está de volta à estrada e, a partir do segundo semestre de 2023 até os três primeiros meses de 2024, pisa mais uma vez no acelerador para seu posicionamento internacional.
Para fortalecer a marca carro-chefe do vinho italiano no mundo, uma intensa programação de feiras, previews e roadshows da Vinitaly acontecem neste período na América do Norte, Europa, Extremo Oriente Brasil e a região península balcânica.
O objetivo é conquistar operadores e imprensa estrangeira, bem como fidelizar os principais compradores internacionais em 15 países-chave selecionados que representam, em valor, 78% de todas as exportações de vinho italiano.
Eles vão desde mercados de consumo históricos – como EUA, Alemanha, Reino Unido e Suíça, equivalentes a mais da metade das exportações italianas – até mercados cada vez mais importantes e com alto índice de crescimento – Canadá, França, Bélgica, Japão, Suécia e Áustria, com aumentos próximos a 40% nos últimos cinco anos – à altura das demandas emergentes de Brasil, China, Sérvia, Coreia do Sul e Dinamarca.
Após as férias de verão europeu tem início o calendário internacional do Veronafiere, que voará primeiro para a China com o já habitual Vinitaly China Roadshow (Pequim, Changsha e Hangzhou, de 11 a 15 de setembro).
Na sequência chega em Bento Gonçalves (RS), para a Wine South America (12 a 14 de setembro), que chega a sua 4ª edição e é organizada pela Milanez & Milaneze, subsidiária da Veronafiere no Brasil.
Ainda no âmbito das feiras, chega a vez da colaboração com a Iwe – International Wine Expo. O evento é organizado pela Italian Expo em parceria com a Câmara de Comércio Italiana de Chicago. A Iwe é dedicada aos profissionais de vinho e gastronomia do Centro-Oeste, e faz sua estreia nos dias 22 e 23 de outubro.
Será então a vez, de 16 a 19 de novembro, da Wine Vision by Open Balkan em Belgrado, na Sérvia, onde a Vinitaly estará presente com um coletivo de 50 produtores italianos.
CAÇA AO COMPRADOR
O revezamento de outono do Vinitaly Previews é antecipado de outubro a dezembro, com a ação promocional “caça ao comprador”, que mira a edição 2024 da Vinitaly.
A “caça” é realizada em colaboração com a Agência ICE e com o Sistema Italiano (Embaixadas, Consulados e Câmaras de Comércio) no exterior.
O objetivo é atingir o sucesso do ano passado que trouxe a participação recorde de mil “super-compradores” estrangeiros selecionados para Verona.
Os países apontados como prioritários pelos expositores da Vinitaly e pesquisas de mercado são: Alemanha, Reino Unido, Coreia do Sul e Japão, mas também Dinamarca, Suécia, França, Bélgica, Áustria e Suíça.
Por fim, há também compromissos para 2024, recebe duas etapas do Vinitaly Previews nos EUA durante o primeiro trimestre.
O roadshow norte-americano continuará entre junho e julho em Los Angeles, Las Vegas e San Francisco. Os eventos da primavera europeia fecham o círculo com a Wine to Asia (Shenzhen) e “I love Italian Wine” (São Paulo e Rio de Janeiro).