Nos dias 3 e 4 de abril, mais de 2 mil profissionais das indústrias de alimentos, bebidas, produtos nutracêuticos e indústria farmacêutica se reuniram na segunda edição do WellFood Ingredients Summit, única plataforma de negócios e conhecimento focada em ingredientes funcionais e benéficos à saúde, para debater sobre as principais tendências e oportunidades no uso de ingredientes com propriedades funcionais e saudáveis.
Os desafios de comunicar o consumidor sobre os produtos industrializados foi um dos temas mais abordados durante o evento, que teve 33 marcas expositoras, incluindo grandes players do mercado como Sensient, DSM, Duas Rodas, Beneo, Alibra, CHR Hansen, GNT, Doremus, M Cassab, Tate & Lyle, Ingredion, entre outros grandes players do setor.
“A segunda edição do WellFood Ingredients Summits foi um grande sucesso, o evento teve uma excelente visitação durante os dois dias, os expositores muito satisfeitos com a qualidade do público, com a presença de tomadores de decisão das indústrias alimentícias e farmacêuticas. O formato único do WellFood Summit, bem focado no setor e com a presença de compradores qualificados é o grande diferencial do evento. Nossa visitação foi 36% maior em comparação à edição anterior e isso reforça o reconhecimento do mercado em relação à importância de continuarmos neste ritmo de crescimento. Tanto que todos os expositores já sinalizaram a intenção de estarem novamente na edição de 2021”, afirma Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, empresa organizadora do evento.
Entre os visitantes, estavam representantes de grandes indústrias de alimentos e bebidas como Ajinomoto, Arcor, Bauducco, Bimbo, BRF, Dr. Oetker, Catupiry, Danone, Unilever, Heineken, JBS, Nestlé, AMBEV, Natural One, etc. O setor farmacêutico também foi representado em peso com visitantes da Libbs, Apsen, Sanofi, EMS, Aché, entre outras gigantes.
Foram mais de 30 palestras, com renomados speakers nacionais e internacionais, incluindo o congresso principal e as apresentações do Speaker´s Corner, com membros ligados diretamente ou indiretamente à indústria, que abordaram temas como regulatórios, saudabilidade dos produtos industrializados, alternativas de comunicação, hábitos de consumo, tendências globais, novas formulações, etc. A indústria está diante de um mercado cheio de novas nuances, com consumidores heterogêneos e conceitos amplos sobre saúde, sustentabilidade e consumo. O que implica um campo desafiador que encara ainda questões regulatórias rígidas e comunicação truncada entre os órgãos normativos, impactando diretamente na dificuldade do setor em se comunicar com seu consumidor de forma transparente.
De acordo com Luis Madi, Diretor de Assuntos Institucionais e Internacionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (ITAL), a indústria aposta fortemente na segurança dos alimentos, porém, o consumidor não tem acesso a esse tipo de informação. “Não chega até a população a evolução da ciência no setor. A desinformação acaba se tornando a maior vilã da indústria”, afirma Madi.
Com o objetivo de tornar o processo de registro de produtos mais ágil, simples e seguro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem modificando sua estrutura regulatória. Dra. Ligia Lindner Schreiner, gerente de Avaliação de Risco e Eficácia de Alimentos do órgão, que palestrou no evento dentro do workshop da ABIAM, afirma que o momento é de otimização dos passos regulatórios. “O momento é de melhorarmos os processos e do setor entender esse novo contexto, essa nova abordagem. Todos nós queremos alimentos mais seguros e com mais qualidade”, finaliza Schreiner.