A Serra Gaúcha se prepara para ser o destino de marcas e profissionais do vinho de várias partes do mundo com a 4ª edição da Wine South America (WSA).
A feira de negócios do setor vitivinícola acontece de 12 a 14 de setembro de 2023, em Bento Gonçalves, cidade que é considerada a capital do vinho brasileiro.
Rodadas de negócios nacionais e internacionais, geração de conhecimento e lançamentos em enoturismo são algumas das atrações desta edição.
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, a Wine South America conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência no setor.
Em um único ambiente, o visitante vai poder ter acesso a mais de 360 marcas nacionais e internacionais. Ao todo, rótulos de 20 países serão representados na feira, sendo eles:
– África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai.
“A 4ª edição do evento será, certamente, um palco imenso de oportunidades para o setor”, avalia Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
“Juntamente com tintos, brancos, rosés e espumantes, a WSA amplia ainda os seus expositores com marcas de produtos correlatos, como destilados e azeites de oliva”, completa.
Mais do que promover e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America tem como objetivo gerar novos negócios e efetivar a expansão do mercado de vinhos no país.
Durante os três dias de feira, cerca de 220 compradores de todas as regiões do Brasil irão participar de mais de mil e quinhentas rodadas comerciais.
Elas serão promovidas em diversos pontos da WSA. A iniciativa projeta gerar mais de R$ 30 milhões em negócios para o setor vitivinícola.
Outra ação que deve gerar muitas trocas comerciais é o chamado Projeto Comprador Internacional.
A iniciativa é do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Neste projeto, 13 compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva farão rodadas de negócios pré-agendadas com vinícolas brasileiras durante a WSA.
Serão dois profissionais da Colômbia, dois dos Estados Unidos, dois da Rússia, dois da Europa, dois da China e outros três de Singapura, Japão e Coreia do Sul.
“Pela primeira vez, o projeto trará compradores internacionais interessados exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior”, salienta o gerente de Promoção para Mercado Internacional do Consevitis-RS, Rafael Romagna.
A WSA é direcionada a profissionais do segmento do vinho e reúne diversas importadoras do Brasil, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes, hotéis, e-commerce, mercados e supermercados, distribuidoras e atacadistas.
Serviço:
Data: 12 a 14 de setembro de 2023
Horário: 12h às 19h (acesso até as 18h)
Local: Fundaparque
Endereço: Alameda Fenavinho, 481, 95703-364 – Bento Gonçalves – RS – Brasil
Site: https://www.winesa.com.br/
Fotos: Vagão Filmes, Divulgação