Wine South America anuncia sua nova data: 6 a 8 de maio de 2025

Anúncio

Uma das principais feiras de negócios do mundo do vinho na América Latina, a Wine South America divulgou uma nova data para a sua 5ª edição: 6 a 8 de maio de 2025, em Bento Gonçalves (RS).

Originalmente programada para ocorrer no início de setembro deste ano, a WSA foi adiada devido aos recentes eventos climáticos que afetaram todo o Rio Grande do Sul.

Desta forma, o setor vitivinícola ganha a realização de uma feira internacional no primeiro semestre do ano, algo que era almejado por muitas marcas e profissionais do universo do vinho.

Daniel Panizzi, vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), destaca que maio é um mês importante para a promoção do enoturismo de inverno e para a comercialização de vinhos tintos.

Anúncio

“Sem dúvidas, a nova data, no primeiro semestre, coincide com uma época essencial para o setor. Esse período é o momento de promoção do enoturismo de inverno, que sempre gera um fluxo grande de turistas na Serra Gaúcha”, aponta.

Além disso, nessa época é quando mais fomentamos a promoção dos vinhos tintos. Então a nova data é um ótimo momento para a abertura de canais”, acrescenta.

Panizzi, que também é presidente da União Brasileira de Viticultura (Uvibra), avalia ainda que a manutenção da feira em 2024 poderia gerar impactos na experiência de compra dos visitantes.

“A preocupação do setor para uma feira de negócios é sempre trazer bons compradores. Avalio que propiciar a eles uma grande experiência é muito importante e, claro, essa experiência começa no embarque deles”, explica.

“Hoje temos essa dificuldade logística do aeroporto que prejudica muito. A experiência do comprador não fica completa e satisfatória”, completa.

“Então vejo o intuito da mudança não como um problema, mas uma oportunidade para promover nossos produtos e serviços em uma época bem interessante”, conclui.

Em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina.

O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa.

Por isso, a feira brasileira conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

“A WSA sempre teve como diferencial ter como palco a principal região produtora de vinhos e espumantes do Brasil”, afirma Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

“Entendemos que a feira não representa apenas uma oportunidade de negócios, mas é uma plataforma importante também na economia da Serra Gaúcha, visto que impulsiona a indústria vitivinícola e promove o enoturismo, ambos setores cruciais para a região”, completa.

Ao todo, rótulos de cerca de 20 países serão apresentados na WSA, por mais de 360 marcas expositoras.

 Entre os destaques internacionais da 5ª edição estará o estande coletivo da Itália, que é promovido pelo ICE-ITA. O espaço da iniciativa deve dobrar de tamanho em relação ao último.

Vale destacar ainda que a WSA contará com vinícolas premium de países como Uruguai, Chile, Argentina, Espanha, França, Portugal, Georgia, dentre outros.

Além de gerar negócios e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America também promove a geração de conteúdo para os milhares de compradores que passam pelo evento.

Um dos destaques da programação paralela é o espaço que tem curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS).

A iniciativa contempla diversas masterclasses com especialistas do universo do vinho, produzindo degustações interativas que ajudam a compreender as complexidades desse universo.

Todas as informações atualizadas sobre a feira podem ser acessadas no www.winesa.com.br

Crédito da imagem: Vagão Filmes