A cidade de São Paulo tem a maior população de cães do país, com aproximadamente 25% dos 54,2 milhões.
A capital paulista também lidera o ranking da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) em emissão de pedigrees e registro de novos canis.
Não é por menos que a cidade foi a escolhida para ser sede neste ano do maior evento da cinofilia mundial: World Dog Show (WDS).
O World Dog Show Brasil, que acontece de 8 a 11 de dezembro no Expo Center Norte, também será palco para as comemorações dos cem anos de cinofilia no país.
Produzido desde 1964 e aprovado pela Federation Cynologique Internationale (FCI), o World Dog Show já foi realizado em diversos países.
Esta será a terceira edição realizada em solo nacional, após o Brasil ser anfitrião das Exposições Mundiais de 1972 e 2004, e as expectativas são as melhores, de acordo com a CBKC – que organiza o evento.
Geralmente o evento acontece uma vez por ano, mas por conta da pandemia de covid-19 a edição de Madrid, que estava prevista para 2020, aconteceu em junho deste ano.
O evento contou com 10 mil cães, de todo o mundo, e mais de 200 raças que vão desfilar acompanhados por seus criadores. Ao final de quatro dias, são consagrados os vencedores com o título de Melhor do Mundo.
A SPTuris (empresa oficial de eventos e turismo do município) esteve junto com a CBKC no evento espanhol para divulgar a edição brasileira e mostrou que acredita no potencial do WDS.
“O objetivo é ser capital mundial do entretenimento e a São Paulo Turismo trabalha muito para que isso aconteça”, afirmou na época Gustavo Pires, presidente da SPTuris.
Também foi apresentada ao mercado a logo do WDS Brasil 2022, que celebra as raças nacionais reconhecidas FCI. Fila Brasileiro, Terrier Brasileiro e o Rastreador Brasileiro são as três espécies oficiais do país.
A última foi reconhecida ainda em 2020, após um intenso trabalho da CBKC e de criadores para recuperar a raça que havia sido considerada extinta desde os anos 80.
EXPOSIÇÕES
Além das exposições de conformação e beleza, o World Dog Show Brasil 2022 contará com esportes caninos, competições de adestramento e grooming, feira de produtos pets, entre outras atividades.
O evento contará com um ring central, nossa pista de honra, onde serão julgadas as finais de exposição e realizadas as demonstrações de agility, adestramento, entre outras.
A fim de proporcionar maior conforto e melhor visibilidade para os espectadores, o ring central contará ainda com arquibancada, área VIP, telas que transmitirão o evento ao vivo, canhões de luz e painel de LED.
Para celebrar os 100 anos da Cinofilia Brasileira, a CBKC realizará a Exposição do Centenário, que integrará a programação da World Dog Show Brasil 2022.
O evento contará com Exposições Especializadas e Nacionais integradas à uma Exposição Internacional que, além dos CACIBs, terá em disputa o Título do Centenário.
A Exposição do Centenário também terá em destaque competições de raças brasileiras, apresentando ao mundo a evolução da criação de cães de raça no Brasil.