Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America, anunciou novidades que prometem elevar ainda mais o nível do evento de 2025, marcado para 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte.
A executiva abordou a previsão de crescimento de público e espaço de exposição, falou sobre as novas áreas que estreiam na planta do evento e destacou o conjunto de ferramentas tecnológicas disponíveis para expositores e visitantes.
“A construção do futuro foi o tema deste ano e agora a gente foca em um desdobramento disso, abordando o impacto positivo da tecnologia nas relações humanas com o tema ‘Where tech meets touch’ para enfatizar a importância da tecnologia na construção de um futuro inteligente, ágil, e sustentável”, conta.
“A tecnologia fomenta o contato humano que, por sua vez, é a base do turismo. As pessoas viajam para se encontrar e os negócios acontecem a partir desse encontro”, complementa.
Além de figurar nos três teatros que democratizam o acesso dos visitantes a conteúdo qualificado, dicas práticas e cases, o tema central da WTM Latin America também está alinhado a um posicionamento do evento. “Todos os eventos do portfólio da WTM caminham para se transformarem eventos inteligentes. Os smart events deixam claro que o formato digital não se esgota em si mesmo e que o presencial também não se esgota em si mesmo, mas que a junção dos dois potencializa os eventos”, pontua.
Nesse sentido, o evento oferece um pacote de ferramentas que apoia a WTM no cumprimento de seu maior objetivo: gerar negócios.
O primeiro deles é o Exhibitor Dashboard, um painel informativo onde, de maneira visual e facilitada, o expositor consegue ter acesso às métricas de sua participação no evento.
É por essa página que ele consegue monitorar quais produtos estão sendo mais acessados, de quais regiões do mundo vêm o maior interesse em seus produtos e, a partir dessas informações, construir uma estratégia.
“Assim, quando o evento começar, ele já tem a clareza sobre o que ele deve priorizar para trabalhar de forma mais eficiente durante a feira”, explica Bianca.
Outra ferramenta oferecida aos expositores é o Emperia, que coleta, armazena e categoriza informações sobre todas as pessoas que passaram pelo estande. Ao final do evento, os expositores têm acesso a um relatório com os dados de todas essas visitas.
A novidade para estre ano é o Colleqt, uma ferramenta que terá o visitante como protagonista. Todos os estandes passarão a ter um QR Code para que os interessados escaneiem e coletem os dados.
O expositor decide o que ele deseja compartilhar – material institucional, folderes, pacotes, tarifários ou qualquer outro dado, por meio de upload na plataforma – e recebe as informações do visitante que se interessou por obter essa informação.
O encontro também contou com a participação de Jonathan Heastie, Diretor do Portfólio WTM desde maio de 2024.
“Em termos de tendências que impactam a indústria global do turismo, vemos uma demanda crescente por experiências de viagem únicas e memoráveis”, aponta.
“Estou satisfeito em ver esse tema apresentado na WTM Latin America 2025 por meio de novas áreas juntamente com o foco já forte do evento em Diversidade e Inclusão dentro do setor”, completa.
NOVAS ÁREAS
A planta de 2025 terá mudanças com uma nova setorização que facilitará ainda mais a visitação, otimizando o tempo dos visitantes.
O evento estreia uma área de Mobility que reunirá estantes de locadoras de veículos, companhias aéreas, empresas ferroviárias e outras relacionadas à mobilidade.
“Vimos que precisávamos repensar o layout porque tínhamos expositores em busca de uma área para pertencer, pois eles não queriam se limitar a uma determinada região geográfica”, explica Bianca.
Nesse mesmo sentido, foi criada a área de Travel Providers dedicada a toda e qualquer empresa que, de maneira horizontal, seja provedora de serviços ou produtos para a indústria do turismo.
Em termos de dimensões, a WTM Latin America 2025 terá aumento de 10% na área de exposição, com a expansão das áreas dedicadas a destinos brasileiros e latino-americanos, um legado de 2024 que permanecerá para o próximo ano.
Outra novidade que contribui para esse aumento é a estreia de uma nova área dedicada a experiências. “É uma das grandes apostas, já que, a cada ano, observamos essa tendência de interação nos eventos”, afirma Bianca.
As ativações que já aconteciam de forma espontânea nos estandes agora ganham uma área própria, com a participação de expositores que levarão experiências imersivas e interativas aos visitantes.
A área também contará com um espaço para shows, a exemplo do que aconteceu na edição de 2024.
Vanguardista nos debates sobre sustentabilidade, a WTM Latin America segue a diretriz de diversidade em termos de palestrantes e temas nos três teatros.
“Metade dos palestrantes é composta por mulheres e a outra metade precisa pertencer a minorias que deverão subir aos palcos para abordar temas técnicos”, lembra Bianca.
A Rota da Diversidade se mantém e será ampliada – a primeira edição do projeto destacou expositores com produtos e serviços relacionados a três eixos: Turismo LGBTQIAP+, Afroturismo e Turismo 60+.
Os temas da Rota também pautaram a programação dos teatros, o que também se manterá em 2025.
A quinta edição do Prêmio de Turismo Responsável está confirmada, assim como o modelo de abertura com um palestrante convidado abordando um tema atual e que remeta ao debate central proposto pelo evento.
A ligação com a América Latina seguirá fortalecida na programação temática dos teatros e na aliança com parceiros que trarão à discussão temas importantes para o continente.
“Queremos incentivar ainda mais o visitante latino-americano a estar no evento. Além de pesquisas e conteúdos relevantes para o setor, daremos ênfase a compradores vindos dessa região em nosso programa de Hosted Buyers, onde devemos ter um mínimo de 50% de compradores latino-americanos”, finaliza Bianca.